Educação
Novos brinquedos de madeira garantem infância potente e de muitos significados na Ed. Infantil
Os materiais, tempo, brinquedos e organização dos ambientes têm grande influência no bom aproveitamento do brincar pelas crianças.
Na Educação Infantil o brincar é uma forma de interação espontânea e autêntica, reconhecida inclusive, como direito das crianças. É brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam, interagem e socializam. Os materiais, tempo, brinquedos e organização dos ambientes têm grande influência no bom aproveitamento do brincar pelas crianças.
Para estimular ainda mais essa fase, a Secretaria de Educação de Erechim adquiriu brinquedos em madeira para as Escolas do Sistema Público Municipal de Educação Infantil, que totalizam 16 escolas, com aproximadamente 3.368 crianças, níveis creche e pré-escola.
Os brinquedos em madeira contemplam: circuito de cubos e túnel, mini-cozinha, carrinho com 80 formas (animais, frutas, ferramentas, números, letras), kit com 8 animaizinhos, cavalete de pintura e trio de gavetas empilháveis e de encaixe. “Estes brinquedos trouxeram ainda mais encantamento e infinitas possibilidades para o brincar. São brinquedos que as crianças não têm acesso e com isto, a imaginação e diversão são garantidos”, explica a coordenadora da Divisão de Educação Infantil, Andressa Confortin.
Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação mantém a Educação Infantil alinhada e em conformidade com as legislações vigentes, principalmente em relação a concepção de criança e de infância, que são apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCCEI) e no Referencial Curricular Gaúcho (RGC).
Conforme a secretária de Educação, Verenice Lipsch os investimentos visam que o direito de brincar garanta uma infância potente, de muitos significados, com importante papel nas interações, brincadeiras e aprendizagens. “A qualidade e durabilidade dos brinquedos em madeira são itens importantes para o brincar com segurança, possibilitando experiências e vivências no cotidiano das crianças, no espaço escolar”, pontua.