Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Novos brinquedos de madeira garantem infância potente e de muitos significados na Ed. Infantil

Os materiais, tempo, brinquedos e organização dos ambientes têm grande influência no bom aproveitamento do brincar pelas crianças.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
09/12/2021 11:36 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na Educação Infantil o brincar é uma forma de interação espontânea e autêntica, reconhecida inclusive, como direito das crianças. É brincando que elas descobrem o mundo, se comunicam, interagem e socializam. Os materiais, tempo, brinquedos e organização dos ambientes têm grande influência no bom aproveitamento do brincar pelas crianças. 

Para estimular ainda mais essa fase, a Secretaria de Educação de Erechim adquiriu brinquedos em madeira para as Escolas do Sistema Público Municipal de Educação Infantil, que totalizam 16 escolas, com aproximadamente 3.368 crianças, níveis creche e pré-escola.

Os brinquedos em madeira contemplam: circuito de cubos e túnel, mini-cozinha, carrinho com 80 formas (animais, frutas, ferramentas, números, letras), kit com 8 animaizinhos, cavalete de pintura e trio de gavetas empilháveis e de encaixe. “Estes brinquedos trouxeram ainda mais encantamento e infinitas possibilidades para o brincar. São brinquedos que as crianças não têm acesso e com isto, a imaginação e diversão são garantidos”, explica a coordenadora da Divisão de Educação Infantil, Andressa Confortin.

Com essa iniciativa, a Secretaria de Educação mantém a Educação Infantil alinhada e em conformidade com as legislações vigentes, principalmente em relação a concepção de criança e de infância, que são apresentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCCEI) e no Referencial Curricular Gaúcho (RGC).

Conforme a secretária de Educação, Verenice Lipsch os investimentos visam que o direito de brincar garanta uma infância potente, de muitos significados, com importante papel nas interações, brincadeiras e aprendizagens. “A qualidade e durabilidade dos brinquedos em madeira são itens importantes para o brincar com segurança, possibilitando experiências e vivências no cotidiano das crianças, no espaço escolar”, pontua.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE