Rio Grande do Sul
Nuvens diminuem e o sol aparece, mas tempo seguirá instável no RS
Região Norte: o fim de semana será de tempo instável, com chuva ao longo dos dois dias.
O ingresso de ar muito quente no Norte e o avanço sobre a atmosfera mais amena ao Sul configura uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul neste sábado. Por isso, as nuvens diminuem e o sol aparece com temperatura mais alta e abafamento em diferentes pontos da Metade Norte e em locais mais ao Norte gaúcho sequer chove.
Por outro lado, a instabilidade se reforça em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho com abundante nebulosidade, chuva e raios com pancadas localmente fortes e altos volumes em curto período. Nestas áreas, com tempo mais instável, a temperatura sobe menos.
As mínimas rondam os 15ºC em São José dos Ausentes e os 16ºC em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, se elevam mais e podem chegar a 26ºC em Passo Fundo e 27º₢ em Torres e Santa Rosa.
Região Norte: o fim de semana será de tempo instável, com chuva ao longo dos dois dias. Erechim: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 22°C.
Apesar da presença ocasional de sol no sábado, a chuva vai passar de 100 mm em Porto Alegre e de 300 mm em pontos do interior do estado na soma dos volumes diários desde que começou a chover no RS, no primeiro dia deste mês até o começo da semana que vem. Isso significa que grande parte do estado terá só na primeira semana de maio acumulados de chuva que superarão a média histórica mensal inteira com algumas localidades atingindo até o dobro da média.
Grande número de municípios já soma mais de 100 mm e alguns até ultrapassavam os 200 mm. Com a instabilidade que se prognostica, os acumulados vão ficar acima de 200 mm em mais cidades e vão passar de 300 mm em algumas.