Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Oeste de SC e Alto Uruguai gaúcho entram em alerta por risco de temporal

Moradores devem ficar atentos principalmente a partir das 21h de hoje

Redação Au Online
por  Redação Au Online
11/07/2022 14:34 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina começou a semana com temperaturas altas em diversas cidades. Dados de estações oficiais do Oeste do Estado indicavam às 13h desta segunda-feira (11) 28°C em Pinhalzinho, 27°C em São Miguel do Oeste e 26°C em Chapecó. São temperaturas muito elevadas para o mês de julho, por isso há alerta de fenômenos extremos a partir desta noite quando o tempo começa a mudar com a chegada de uma frente fria.

Piter Sheuer, meteorologista, afirma que há chance de tempestade severa, chuva forte, granizo, raios e ventos que alcancem os 100 km/h entre a noite desta segunda-feira e madrugada de terça-feira (12) em cidades do interior catarinense. A Defesa Civil Estadual reforçou a atenção aos indicativos de tempo severo e emitiu alerta para as regiões do Extremo-Oeste e Oeste.

A frente fria, inclusive, pode causar microexplosões e até mesmo tornados nestas áreas, segundo o meteorologista. Fora os Estados Unidos, a região Sul do Brasil é a segunda mais propícia do mundo a registrar ocorrência de tornados. No mapa é possível identificar as áreas em alerta nesta semana destacadas em laranja.

O alerta da instabilidade com potencial energético severo também se estende para cidades no Norte do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná. De acordo com Piter, será uma semana dinâmica nas condições do tempo. “É impressionante como a atmosfera vai estar variável essa semana.”

As 14h30, muitas nuvens cobriam o céu de Chapecó, a maior cidade do Oeste Catarinense. Durante a manhã, a Defesa Civil Estadual emitiu alertas via mensagem de texto para as próximas horas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE