Rio Grande do Sul
Oficina de capacitação em Plantas Medicinais é desenvolvida em Charrua
Objetivo foi a promoção da saúde e estimular a população do meio rural
A Emater/RS-ASCAR promoveu uma capacitação em plantas medicinais, na comunidade de Linha Perondi, que foi ministrada pela extensionista social da Emater de Charrua, Roseli Lazzarotti Bonesso.
O objetivo foi a promoção da saúde e estimular a população do meio rural à autonomia da sua qualidade de vida, com o envolvimento de ações comunitárias, valorizando os saberes acumulados tanto pela ciência, quanto pelas tradições culturais locais.
Através da prática de uma oficina, foram elaborados sabonetes e pomadas com plantas medicinais, usando plantas cicatrizantes como a Malva, Bardana e Babosa, plantas com propriedades antinflamatórias como Cipó de São João, Marcela, Mil em Ramas e Tansagem, e também plantas usadas contra alergias da pele como a Calêndula e a Camomila.
Esta capacitação faz parte do Projeto Cultivando Saúde que é desenvolvido em parceria com a Emater/RS-ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Saúde e Assistência Social de Charrua, sendo um trabalho contínuo de prevenção as doenças e promoção à saúde.
Neste ano, o projeto foi inscrito no “Fundo Social” da Sicredi Altos da Serra RS/SC- agência de Charrua, que tem como finalidade contribuir com o desenvolvimento econômico, ambiental e social dos associados, e da sociedade, além de apoiar iniciativas inovadoras e empreendedoras que agreguem renda e qualidade de vida às pessoas.
A extensionista social da Emater de Charrua, Roseli Lazzarotti Bonesso, destaca:
“A partir deste projeto, fomos contemplados com um aporte de recursos financeiros muito importantes para incrementar e qualificar nosso público assistido em educação e promoção da saúde”.
As ações são desenvolvidas nas comunidades rurais de Charrua e também em encontros mensais que acontecem na UBS da Cidade Alta e conta com a participação das Agentes de Saúde e público em geral.
Roseli destaca ainda, que a oficina foi realizada na propriedade da Sra. Domicília e Sr. Arsérgio Della Betta, onde a família cultiva um horto de plantas medicinais.
No encerramento, todas puderam levar para casa as pomadas e sabonetes produzidos, com o empenho de replicar este conhecimento nas famílias e se beneficiar com o uso e consumo das plantas medicinais