Saúde
OMS descarta imunidade coletiva para Covid-19 em 2021 apesar de vacinas
Organização reforça a necessidade de manter medidas de higiene e distanciamento social.
Apesar do fato de que em muitos países vacinas estão sendo administradas contra a Covid-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira que a imunidade coletiva não será alcançada este ano.
"Não vamos atingir nenhum nível de imunidade populacional ou imunidade coletiva em 2021", disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, em entrevista coletiva, insistindo na necessidade de manter as medidas de higiene e de distanciamento e o uso de máscara para conter a epidemia de coronavírus.
A diretora elogiou o "progresso incrível" feito pelos cientistas que participaram do desenvolvimento não de uma, mas de várias vacinas seguras e eficazes contra o novo coronavírus em um ano. Mas, enfatizou, distribui-la "leva tempo".
"Leva tempo para aumentar a produção de doses, não é só uma questão de milhões, mas estamos falando de bilhões" de doses, disse ela, pedindo à população que seja "um pouco paciente".
Swaminathan disse que em algum momento "as vacinas chegarão. Elas chegarão a todos os países". "Mas, por enquanto, não devemos esquecer que existem medidas que funcionam", lembrou.
Segundo ela, as medidas de higiene e distanciamento contra o coronavírus devem continuar em vigor "pelo menos até o final do ano".
Quer receber as notícias do Au pelo whatsapp? Clique aqui e entre em um dos grupos.