Clima
Onda de calor no Brasil vai piorar com recordes históricos, diz MetSul
Onda de calor vai se intensificar no Centro do Brasil com temperaturas absolutamente anormais e sem precedentes para a época do ano e que baterão recordes, chegando a 40ºC.
A MetSul Meteorologia alerta que o calor projetado para este fim de abril e o começo de maio no Centro do Brasil, em particular entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, será histórico e muito fora do normal para esta época do ano. A temperatura no período estará por demais acima do que é comum se registrar nesta época do ano com máximas em algumas cidades jamais antes registradas no fim de abril e em maio.
A Metsul enfatiza que o calor neste fim de abril e o início de maio fugirá muito ao normal. É uma situação extraordinária do ponto de vista climatológico, uma vez que temperaturas neste patamar que se prevê desviam absurdamente das normais históricas. As máximas devem fica perto e podem mesmo alcançar 40ºC em algumas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que em se tratando de fim de abril e começo de maio é uma bizarrice climática.
Além da enorme intensidade do calor para esta época do ano, é notável a duração deste período excepcionalmente quente. Em regra, no outono, frentes frias ingressam em média a cada uma semana. Assim, os episódios de calor tendem a ser mais curtos. Ocorre que os dados agora indicam que o calor vai durar um grande número dias com os modelos projetando temperaturas muito altas no Sudeste e no Centro-Oeste não só neste fim de abril como em toda a primeira semana de maio, ou seja, no mínimo mais dez dias. De acordo com levantamento da MetSul.
NO SUL, PARANÁ TERÁ MAIS CALOR
Onde no Sul do Brasil se espera calor persistente com condições de onda de calor é no Paraná. Cidades do Oeste e do Norte seguirão quentes com máximas muito elevadas para esta época do ano e calor intenso. A temperatura em vários dias fica ao redor e passa dos 35ºC. Curitiba também deve ter muitos dias de máximas de 27ºC a 29ºC, o que é muito acima da média máxima de maio de 21,1ºC.