Esporte
Os “pecados” na organização da Rústica de São Nicolau, segundo corredores de Erechim
O evento esportivo do último dia 3, promovido pela Secretaria de Cultura e Esporte do município, ficou comprometido pela organização da prova e precisa melhorar seu planejamento e execução, dizem os corredores de Erechim.
O evento esportivo do último dia 3, promovido pela Secretaria de Cultura e Esporte do município, ficou comprometido pela organização da prova e precisa melhorar seu planejamento e execução, dizem os corredores de Erechim.
Eles usaram um grupo nas redes sociais para discutir a organização e já pensam na criação de uma associação oficial.
Depois do último domingo, fala-se muito no grupo para que não sejam repetidas as falhas de planejamento e organização da Rústica São Nicolau, como parte da programação do Natal Erechim 2023 – Viva Essa Magia.
Os atletas, seus apoiadores e o público que acompanhou o evento na Praça Jaime Lago, ouviram durante 5 horas a mesma música natalina no serviço de sonorização.
Faltaram coisas básicas para todos os inscritos na prova como água, por exemplo. Os atletas hidratam-se antes, durante e após a prova e na chegada da prova a correria foi para buscar água gelada nos bares próximos e os banheiros ficaram sem papel higiênico. Com experiências adquiridas na participação de provas em vários pontos do país e até em eventos internacionais, os atletas já se prontificaram em disponibilizar ajuda aos organizadores para evitar nas próximas edições que o grande número de atletas que veio de outras cidades, levem de Erechim essa impressão de “desorganização e inexperiência” na organização de um evento tão importante como é a Rústica São Nicolau.
Na rede social do grupo, os corredores chegaram a listar, o que na opinião da maioria, ficou falho na condução da organização. Veja a lista dos pequenos e grandes detalhes que comprometeram a organização, segundo eles:
- Edital foi alterado depois de ser publicado e com inscritos;
- Faltou premiação para os atletas erechinenses;
- Faltou a distribuição do kit para os atletas, como toda prova tem;
- Não teve uma simples medalha pra quem conseguiu concluir 8km, de muito sol e calor.
- Faltou água durante prova;
- Faltou água mais fria (gelada) na chegada dos competidores, que só receberam uma hora mais tarde.
- Faltaram frutas básicas nas bancas do local para o consumo dos atletas;
- Falta de um DJ pra tocar outra música que não seja o jingle natalino das 7h às 12h;
- Várias categorias com premiação errada;
- Os banheiros públicos sem papel higiênico, e
- a alteração do horário da prova.
Por fim, o corredores de Erechim estão expondo que diante da grandiosidade e importância da prova para o meio e o grande público, a organização do evento não pode ser feita de forma amadora, sob pena de comprometer a cidade, conhecida, reconhecida e premiada em nível nacional pela qualidade de sua administração e conduta de seu povo.