Santa Catarina
Perigo em SC: depois das chuvas, ciclone pode trazer ventos de até 140km/h
Defesa Civil de Florianópolis emitiu alerta para navegação e ventos de até 100km/h; frio deve chegar ao Estado com possibilidade de neve
Enquanto as previsões indicam vento forte entre a noite desta quarta-feira (12) e madrugada de quinta (13), o avanço de uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas após a ventania em Santa Catarina. A preocupação maior para ocorrências geradas pelo ciclone extratropical é para a Serra, Sul e Grande Florianópolis.
A chuva ainda cai nesta quinta-feira, mas perde força em relação aos dias anteriores. Com o afastamento do ciclone para alto mar a tendência de melhoria nas condições de tempo.
De acordo com o técnico em meteorologia Ronaldo Coutinho, as tempestades e ventos fortes iniciam logo no começo da noite de quarta e avançam no decorrer da madrugada quinta. A preocupação maior dele é para a parte alta da Grande Florianópolis, no município de Rancho Queimado, e para a Serra.
A Defesa Civil de SC também mantém o alerta de vento forte. Entre a madrugada e no decorrer da quinta-feira, os ventos intensificam nos planaltos e litoral do estado.
“Durante o período, o vento médio sopra entre 20 e 40 km/h nas áreas em amarelo, com rajadas entre 60 e 90 km/h. Nas áreas em laranja, o vento médio pode chegar a 50 km/h e, pontualmente, as rajadas superam 100 km/h no decorrer da quinta-feira”, informou a Defesa Civil.