Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Prefeito de São Paulo, Bruno Covas morre de câncer 6 meses após ser reeleito

Na última sexta (14), o hospital divulgou um último boletim médico informando que o quadro clínico do prefeito de São Paulo havia piorado e era irreversível.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
16/05/2021 10:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), morreu neste domingo (16), aos 41 anos, após um ano e meio de luta contra um câncer agressivo. Ele foi diagnosticado com um tumor na cárdia, válvula entre o estômago e o esôfago, em outubro de 2019, e imediatamente passou por sessões de radioterapia e quimioterapia. Covas respondeu bem ao tratamento e a doença aparentemente tinha dado sinais de que havia regredido.

No mês passado, porém, novos exames identificaram que o câncer havia se alastrado para o fígado e atingido parte dos ossos. O prefeito então se afastou da prefeitura e ficou 12 dias internado no Hospital Sírio-Libanês. Teve alta no dia 27 de abril, mas voltou a ser hospitalizado às pressas no dia 2 de maio, quando chegou a ser intubado.

Na última sexta (14), o hospital divulgou um último boletim médico informando que o quadro clínico do prefeito de São Paulo havia piorado e era irreversível. Ele estava recebendo medicamentos analgésicos e sedativos, e logo ficou claro de que não havia mais esperança de recuperação.

Bruno Covas faleceu seis meses após ser reeleito para mais um mandato na prefeitura paulista com 59,45% dos votos válidos, o equivalente a quase 2,98 milhões de votos. Já doente e em meio ao tratamento contra a doença, o tucano fez campanha normalmente e derrotou Guilherme Boulos (Psol) no segundo turno das eleições de 2020.

Ao comemorar a vitória naquela noite de 29 de novembro, Covas afirmou que era "possível fazer política sem ódio". Ele apelou para a moderação e o equilíbrio, afirmando que "governaria para todos". "A partir de amanhã não existe distrito azul e vermelho, existe a cidade de São Paulo", disse o prefeito reeleito.

Com a morte de Covas, o vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB), que já ocupa interinamente a prefeitura, assume o cargo de forma definitiva.

Neto do ex-governador de São Paulo Mário Covas (PSDB), Bruno Covas foi eleito vice-prefeito da capital paulista em 2016, na chapa de Doria, em primeiro turno, derrotando o então prefeito Fernando Haddad (PT). Dois anos depois, assumiu o comando da cidade com o afastamento de Doria, que se candidatou ao governo de São Paulo e foi posteriormente eleito. Bruno Covas deixa um filho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE