Cidade
Prefeito e secretário participam de palestra com SENAR no Sindicato Rural
Um dos principais assuntos foram os mais de 200 cursos oferecidos pela instituição para profissionalização do setor agrícola.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, e do coordenador de Tributos, Itamar Luis Dall' Alba, participaram, na noite de terça-feira (21), de palestras, no Sindicato Rural de Erechim, sobre o SENAR, com Herton Lima, e valor da terra nua, com Derli Girard e Luis Fernando Pires. Estavam presentes, também, prefeitos da região e produtores rurais.
Na ocasião, os representantes do SENAR falaram sobre o valor da terra nua, que é o imóvel rural sem investimentos, e o imóvel de mercado, produtivo, para fins tributários, Receita Federal, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), e a composição do valor da terra, que é diferente em cada região do Estado.
Também foi abordado o funcionamento dos cursos técnicos disponíveis pelo SENAR/RS em todas as áreas, grãos, leite, carne, artesanato, flores. Os cursos trazem informações sobre planejamento estratégico da empresa rural, manutenção de máquinas, manejo de plantas e animais, enfim, tudo o que é relacionado ao setor agrícola, desde produção, manutenção até a administração da propriedade rural.
Segundo o prefeito, Paulo Polis, a palestra foi muito informativa e instrutiva. “Nosso foco é levar, cada vez mais, qualificação profissional aos nossos produtores rurais, para que eles possam utilizar as novas tecnologias para aumentar a produção de alimentos e ampliar a renda e, principalmente, viverem bem, produzindo alimentos, que não é uma tarefa fácil”, disse o prefeito.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, comenta que o SENAR/RS oferece mais de 200 cursos, atualmente. “A cada R$ 1000 movimentados pelo produtor, R$ 2 são investidos em cursos no país via CNA e SENAR”, explica.
Segundo o secretário, William Racoski, o município está investindo na recuperação das estradas do interior, fortalecimento da agricultura familiar, com as feiras nas escolas e nos bairros, internet rural, incentivo às cadeias da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura, com a realização da terraplanagem para ampliação das instalações, entre outras ações. “Queremos aproveitar estes cursos para ampliar a qualificação profissional e colocar os nossos produtores em contato com todo este conhecimento”, disse o secretário.