Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prefeito e secretário participam de palestra com SENAR no Sindicato Rural

Um dos principais assuntos foram os mais de 200 cursos oferecidos pela instituição para profissionalização do setor agrícola.

prefeitura de erechim
por  prefeitura de erechim
22/03/2023 16:34 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, e do coordenador de Tributos, Itamar Luis Dall' Alba, participaram, na noite de terça-feira (21), de palestras, no Sindicato Rural de Erechim, sobre o SENAR, com Herton Lima, e valor da terra nua, com Derli Girard e Luis Fernando Pires. Estavam presentes, também, prefeitos da região e produtores rurais.

Na ocasião, os representantes do SENAR falaram sobre o valor da terra nua, que é o imóvel rural sem investimentos, e o imóvel de mercado, produtivo, para fins tributários, Receita Federal, Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), e a composição do valor da terra, que é diferente em cada região do Estado.

Também foi abordado o funcionamento dos cursos técnicos disponíveis pelo SENAR/RS em todas as áreas, grãos, leite, carne, artesanato, flores. Os cursos trazem informações sobre planejamento estratégico da empresa rural, manutenção de máquinas, manejo de plantas e animais, enfim, tudo o que é relacionado ao setor agrícola, desde produção, manutenção até a administração da propriedade rural.

Segundo o prefeito, Paulo Polis, a palestra foi muito informativa e instrutiva. “Nosso foco é levar, cada vez mais, qualificação profissional aos nossos produtores rurais, para que eles possam utilizar as novas tecnologias para aumentar a produção de alimentos e ampliar a renda e, principalmente, viverem bem, produzindo alimentos, que não é uma tarefa fácil”, disse o prefeito.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, comenta que o SENAR/RS oferece mais de 200 cursos, atualmente. “A cada R$ 1000 movimentados pelo produtor, R$ 2 são investidos em cursos no país via CNA e SENAR”, explica.

Segundo o secretário, William Racoski, o município está investindo na recuperação das estradas do interior, fortalecimento da agricultura familiar, com as feiras nas escolas e nos bairros, internet rural, incentivo às cadeias da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura, com a realização da terraplanagem para ampliação das instalações, entre outras ações. “Queremos aproveitar estes cursos para ampliar a qualificação profissional e colocar os nossos produtores em contato com todo este conhecimento”, disse o secretário.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE