Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura de Aratiba decreta situação de emergência devido às fortes chuvas

A Secretaria de Obras trabalha intensamente em diversas regiões do município para desobstruir estradas e acessos, devido aos deslizamentos e quedas de árvores.

Ascom Prefeitura de Aratiba
por  Ascom Prefeitura de Aratiba
17/10/2023 15:15 – atualizado há 27 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Aratiba declarou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o município desde os primeiros dias do mês de outubro.

Após reunir-se com a Defesa Civil, Emater e secretários municipais, o prefeito Gilberto Luiz Hendges, assinou o Decreto Nº 3.030, que foi publicado nesta segunda-feira, 16 de outubro de 2023, em razão da ocorrência de tempestade local e chuvas intensas, com acúmulo superior a 250 mm, ocasionando inundação, deslizamentos e destelhamentos.

Conforme o secretário de Agricultura, Joarez Miechuanski, “no interior tivemos várias perdas com a produção, principalmente nas culturas de trigo, milho e fruticultura. Também destelhamento e danos graves em diversos galpões, pocilgas e empreendimentos agropecuários nas áreas da suinocultura, avicultura e bovinocultura”.

A Secretaria de Obras trabalha intensamente em diversas regiões do município para desobstruir estradas e acessos, devido aos deslizamentos e quedas de árvores. A Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários atuaram na distribuição de lonas às famílias que tiveram suas casas parcialmente destelhadas.

De acordo com o laudo técnico da Emater, das perdas econômicas da produção primária decorrentes da chuva e do granizo, estima que o prejuízo já ultrapasse 5,7 milhões. De acordo com o relatório, as maiores perdas na agricultura são no trigo 80%, uva de mesa 70%, laranja 20%, pêssego 100%, milho 20%. Além disso, registrou-se perdas nos alimentos cultivados para subsistência, as hortaliças, tais como alface, beterraba, brócolis, couve, repolho, tomate, batata doce e mandioca.

O objetivo do decreto de situação de emergência é atuar em ações de restabelecimento de serviços essenciais e pronto atendimento à população atingida, a fim de garantir a segurança e a prestação de todo o auxílio que seja necessário em áreas que margeiam rios, riachos e córregos.

Esta situação de anormalidade é válida para todas as áreas do Município comprovadamente afetadas pelo desastre, e está devidamente enquadrada conforme a Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE), com a seguinte tipificação: Tempestade Local Convectiva/Chuvas Intensas (1.3.2.1.4).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE