Cidade
Prefeitura de Erebango decreta situação de emergência devido à estiagem
Falta água para o consumo humano e animal nas áreas urbana e rural do município.
A Prefeitura de Erebango decretou na tarde desta sexta-feira (21), situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem. Por meio do documento de número 1.252, foi considerado que o índice pluviométrico nos últimos meses foi inferior a momentos anteriores e muito abaixo da média histórica para o período, ocasionando a falta de água para o consumo humano e animal nas áreas urbana e rural do município.
Preocupado com o cenário, o prefeito Valmor José Tomelero destaca que o município disponibilizou todo o aparato para minimizar os efeitos da falta de chuva, bem como para assistência e socorro aos afetados. “Em consequência deste desastre, foram registrados danos materiais, além de prejuízos econômicos e sociais”, relata.
Uma das áreas mais atingidas foi a produção agrícola, a qual apresentou redução diante da expectativa inicial na cultura de milho (50%), soja (25%), erva mate (25%) e ramo leiteiro (25%). O relatório da Emater sinaliza um prejuízo estimado em R$ 35.948.283,00.
A partir de agora o município aguarda a análise e possível homologação do Estado e da União.