Cidade
Prefeitura de Erechim promove o Dia D - Contra a Dengue
Dia D será uma data para recolhimento de pneus armazenados nos pátios de residências, e para divulgação de informações e esclarecimentos sobre a dengue e os mosquitos do gênero Aedes.
Na próxima segunda-feira (19), a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Força Voluntária, promove o Dia D – Contra a Dengue, com o objetivo de ser um dia alusivo de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Conforme a bióloga da Vigilância Ambiental, Luciana Z. Dias, o Dia D será uma data para recolhimento de pneus armazenados nos pátios de residências, e para divulgação de informações e esclarecimentos sobre a dengue e os mosquitos do gênero Aedes.
Bairros atingidos pela ação
“Estaremos recolhendo os pneus nos bairros São Cristóvão, Aeroporto, Progresso, Cristo Rei e Petit Vilage, onde há um número elevado de notificações e casos da doença. Os pneus a serem recolhidos não poderão estar cheios com água e/ou terra. A população deve deixar os pneus em frente às residências. Um caminhão passará, na segunda-feira (19) durante o dia todo, a partir das 7h30, para seu recolhimento. Após, a Prefeitura irá dar a destinação adequada aos pneus” destaca Luciana.
Mais de 400 casos de dengue
Erechim contabiliza mais de 400 casos confirmados da doença e está vivenciando uma epidemia de dengue.
Conforme explica a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, por meio do trabalho constante realizado pelos agentes de combate à endemias, pelos fiscais ambientais e demais funcionários dos setores de Epidemiologia e Vigilância Ambiental, constatou-se que entre os principais motivadores da proliferação do mosquito Aedes está o acúmulo de água em pneus abandonados, e em recipientes e lixos secos, descartados inadequadamente em terrenos baldios, áreas verdes e pátios de residências.
“Para a prevenção da proliferação do mosquito da dengue é necessária uma ação forte e conjunta da população e de todos interessados em promover a saúde e o bem- estar das pessoas” relata Eclesan.