Cidade
Prefeitura estuda a possibilidade de aumentar o peso dos veículos que trafegam na área central
A nova medida valeria para circulação de caminhões no horário comercial em toda extensão das avenidas 7 de Setembro e Maurício Cardoso
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Segurança Pública, Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito, está analisando a possibilidade de permitir o tráfego de veículos de carga - com peso bruto total (PBT) - de 8 toneladas na área central do município, em horário comercial.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim, Mario Rossi, atualmente, a legislação permite que veículos com peso bruto total de 4 toneladas circule neste horário.
“Essa regulamentação ocorreu em 2011 e atualmente existem veículos de carga denominados veículos urbanos de carga leves e semileves aptos para entregar na área urbana, nas regiões centrais da cidade. Normalmente, nestes locais a circulação de veículos e pedestres é maior, e essas características se enquadram no que estão sendo analisadas as alterações na lei complementar número 9 de 8 de novembro de 2019”, explica.
Desta forma, observa o secretário Mario Rossi, seria permitido o tráfego de caminhões nas avenidas 7 de Setembro e Maurício Cardoso, em toda a extensão. “Veículos com PBT de 15 toneladas não podem transitar hoje, somente é permitido veículos com 10 toneladas”, disse.
O secretário Mário relata que o tema já foi analisado pelos conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito (Contran), que deram parecer favorável para o aumento das toneladas na área central. “Ainda estamos consultando as entidades interessadas para, posteriormente, decidirmos”, afirma.