Santa Catarina
Prefeituras de SC enfrentam problemas com a estiagem e atendem propriedade rurais com água
A situação mais delicada é registrada em Chapecó, com 580 famílias atingidas.
Os municípios do Oeste de Santa Catarina já sentem o impacto da estiagem provocada pelas chuvas escassas na região. A situação mais delicada é registrada em Chapecó, com 580 famílias atingidas. A água é abastecida para consumo humano e para os animais.
Chapecó atende 580 famílias, distribuídas em 12 comunidades. No município são necessários 54 mil litros de água por dia para atender a alta demanda dos moradores. O cenário se repete dos anos anteriores.
No município de Guatambu não é diferente, lá são atendidas 10 comunidades. Do total de água distribuída, 80% é destinada ao consumo humano e 20% para os animais.
Já no município de Xanxerê, a Defesa Civil e a prefeitura iniciaram o transporte de água devido a um poço que atende a demanda dos animais ter secado. Em Xaxim, o transporte é para consumo animal em aproximadamente 19 propriedades.
A situação também é preocupante em Cordilheira Alta, Planalto Alegre e Nova Itaberaba. Em Cordilheira Alta são 20 famílias abastecidas para consumo humano e 10 para animais.