Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Prefeituras de SC enfrentam problemas com a estiagem e atendem propriedade rurais com água

A situação mais delicada é registrada em Chapecó, com 580 famílias atingidas.

NDMais
por  NDMais
23/12/2022 11:54 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Os municípios do Oeste de Santa Catarina já sentem o impacto da estiagem provocada pelas chuvas escassas na região. A situação mais delicada é registrada em Chapecó, com 580 famílias atingidas. A água é abastecida para consumo humano e para os animais.

Chapecó atende 580 famílias, distribuídas em 12 comunidades. No município são necessários 54 mil litros de água por dia para atender a alta demanda dos moradores. O cenário se repete dos anos anteriores.

No município de Guatambu não é diferente, lá são atendidas 10 comunidades. Do total de água distribuída, 80% é destinada ao consumo humano e 20% para os animais.

Já no município de Xanxerê, a Defesa Civil e a prefeitura iniciaram o transporte de água devido a um poço que atende a demanda dos animais ter secado. Em Xaxim, o transporte é para consumo animal em aproximadamente 19 propriedades.

A situação também é preocupante em Cordilheira Alta, Planalto Alegre e Nova Itaberaba. Em Cordilheira Alta são 20 famílias abastecidas para consumo humano e 10 para animais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE