Economia
Presidente Bolsonaro reinaugura aeroporto de Passo Fundo
Voos comerciais serão retomados no próximo dia 25 de abril
O Presidente Jair Bolsonaro entregou na tarde desta sexta-feira (8), as obras de ampliação do aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo. O evento também contou com a presença do governador Ranolfo Vieira Júnior. A partir de 25 de abril a região terá novamente voos diretos a São Paulo, estando a uma escala do resto do mundo. A obra foi realizada em parceria da União, Estado e município.
O investimento total na ampliação do terminal foi de cerca de R$ 50 milhões. A maior parte do valor é oriundo da Secretaria Nacional de Aviação Civil, com contrapartida do governo do Estado de R$ 7,3 milhões.
Com o aeroporto ampliado, a estimativa é de que cerca de 300 mil passageiros sejam atendidos por ano até 2030, com a possibilidade de operação de aeronaves de grande porte. O novo terminal de passageiros passará de 300 metros quadrados para 2 mil metros quadrados. As reformas abrangem, ainda, o pátio das aeronaves e a área para deslocamento e manobra de aviões.
O aeroporto localiza-se às margens da BR-285, na saída para Mato Castelhano, a dez quilômetros da zona urbana de Passo Fundo. É considerado o terceiro maior aeroporto do Rio Grande do Sul em número de passageiros. Entre 2016 e 2018, houve circulação média anual de 149 mil passageiros. Recentemente, em agosto de 2019, a Gol Linhas Aéreas começou a operar voos a partir dele para o aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Em obras desde novembro de 2020, o aeroporto parou de realizar voos em janeiro de 2021. Depois de ficar fechado por mais de 14 meses, o Lauro Kortz foi autorizado a receber aeronaves em março deste ano, com limitações. De acordo com a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), o fim das restrições de voo e a retomada da aviação regular dependem de uma vistoria dos órgãos federais nos instrumentos de apoio à navegação instalados nas laterais da pista (PAPIs). Os novos equipamentos foram trazidos da Itália e têm a função de orientar aviadores durante o pouso.
Neste mês, o governo do Estado contratou a Infraero para fazer a gestão e a operação do Lauro Kortz. O acordo, firmado por meio da Selt, tem prazo de 24 meses a partir da assinatura e pode ser prorrogado.