Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prestação de contas do CIRAU apresenta superavit, supera expectativas e resulta em economia para os municípios

Assembleia Ordinária realizada neste dia 5 também aprovou entrada de novos municípios no Consórcio.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
07/07/2022 14:17 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU) realizou, na tarde desta terça-feira, 5, Assembleia Ordinária para tratar de diversos assuntos, entre eles deliberação sobre ingresso de novos associados, critérios de adesão à ata de registro de preços, padronização e cronograma de licitações e prestação de contas parcial da situação financeira do consórcio. A assembleia do Cirau contou com uma presença expressiva de associados, prefeitos ou representantes dos municípios associados.

Segundo o presidente do CIRAU, o prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, é importante destacar que um dos temas tratados foi o ingresso de novos municípios no Consórcio. “Há vários pedidos de ingresso na entidade”, comentou.

Foi feita uma prestação de contas parcial do Consórcio, onde foram apresentados os números, receitas e despesas e o superavit alcançado, mostrando o momento positivo da entidade. Os prefeitos presentes na Assembleia aplaudiram os resultados, especialmente os que conheciam a antiga realidade do CIRAU. “A atual situação está superando todas as expectativas e resultando em economia para os municípios por meio das compras conjuntas realizadas com grande volume de negócios”, falou Beto Bordin.

Além disso, foi tratada da padronização do agendamento das licitações, cronograma e mix dos produtos que passam a ser cotados e licitados pelo consórcio para atender aos municípios superando as atividades iniciais. Ainda foi tratado da abertura de edital para os municípios aderirem e participarem de concursos nacionais para a captação de recursos para melhorias na gestão pública.

RELATO

Aproveitando a presença dos gestores municipais, o prefeito de Jacutinga e presidente do CIRAU, Beto Bordin, e o presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo, fizeram uma prestação de contas da viagem que fizeram a Genebra, na Suíça, para participar da Cúpula Mundial da Família, evento organizado pela Organização Mundial da Família (WFO) e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), principal fonte de formação relativa ao sistema das Nações Unidas (ONU), que propiciou o debate de grandes temas, entre os quais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a Agenda 2030, a preocupação com as famílias, as pessoas, o idoso e as crianças, a segurança alimentar, redução da pobreza e da fome, educação de qualidade e bem-estar, crescimento econômico reduzindo as desigualdades em um ambiente inclusivo de paz e segurança.

Eles tiveram a oportunidade de conhecer organismos internacionais, como a sede da ONU em Genebra, a WFO, a Unitar, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Parlamento do governo de Genebra e linhas de financiamento para ações de desenvolvimento social com foco na atenção e valorização das pessoas. Eles destacaram que a viagem não teve custos para o Consórcio e nem para a AMAU. Enalteceram a importância da participação especialmente pela troca de informações, seja com os participantes ou com os palestrantes e as entidades que foram visitadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE