Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Previsão de chuvas intensas e enchentes no sul do Brasil durante a semana

Previsão de chuvas intensas de 200 mm a 400 mm em várias cidades do sul do Brasil, causando inundações e enchentes.

Com informações da MetSul
por  Com informações da MetSul
12/11/2023 18:03 – atualizado há 3 horas
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia alerta que a chuva no Sul do Brasil tende a aumentar ainda mais ao longo da semana, com volumes excessivos em um maior número de localidades. Já há acumulados altos em parte do Rio Grande do Sul e prevê-se chuva volumosa a extrema em áreas que ainda não tiveram precipitação. Atualmente, a região Sul está sob influência de uma massa de ar excepcionalmente quente, que elevou a temperatura para 46ºC no Norte da Argentina e mais de 40ºC no Centro do Brasil no sábado.

Durante grande parte desta semana, espera-se chuva intensa no Sul do Brasil, com acumulados entre 100 mm e 200 mm em muitas cidades e registros isolados de 200 mm a 300 mm, podendo chegar a mais de 300 mm a 400 mm em pontos entre a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina.

Veja como vai ser a semana:

Nesta segunda, a chuva mais volumosa ocorre do Centro para o Norte gaúcho, assim será outro dia com risco de precipitações volumosas em Porto Alegre e na região metropolitana. A instabilidade já começa a alcançar mais pontos de Santa Catarina e parte do Paraná.

Na terça, o tempo firma na maior parte da Metade Sul gaúcha e ainda chove na Metade Norte. Os mais altos volumes devem ocorrer sobre o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Sul-Sudoeste do Paraná.

Na quarta, a chuva volta a atingir grande parte do estado gaúcho, mas segue mais intensa no Norte gaúcho e no estado catarinense.

Na quinta, o tempo melhora na maioria das regiões gaúchas, mas ainda pode chover muito no Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A precipitação alcança ainda pontos de várias regiões do Paraná.

Entre sexta e sábado, segue o risco de chuva muito volumosa entre o Norte gaúcho e o território catarinense. Assim, o quadro é preocupante porque serão muitos dias seguidos com persistência da chuva e em vários com volumes elevados, o que levará ao final aos acumulados entre excessivos e extremos com impactos para a população.

Veja a reportagem completa. https://metsul.com/semana-tera...

Receba as notícias do Au pelo whatsapp. Para entrar em um grupo, clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE