Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Primeira tarde de verão no Sul do Brasil traz calor, chuva e possibilidade de temporais

Massa de ar quente e úmida influencia a região, gerando áreas de instabilidade com previsão de chuvas fortes e temporais isolados durante a tarde e noite desta sexta-feira.

MetSul/redação AU
por  MetSul/redação AU
22/12/2023 06:41 – atualizado há 41 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O início do verão na região Sul do Brasil promete uma tarde marcada por calor intenso, chuvas locais significativas e a possibilidade de temporais isolados, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Sob a influência de uma massa de ar quente e úmida, as altas temperaturas contribuirão para a formação de nuvens carregadas, principalmente no período da tarde até a noite.

Foto: DENIS GOERL- MetSul

A previsão para esta sexta-feira destaca a predominância do sol no Sul do país, acompanhado por nuvens em alguns momentos. A manhã será caracterizada por céu claro em diversas áreas, favorecendo a elevação das temperaturas e gerando um ambiente quente. A maioria das cidades gaúchas deve experimentar temperaturas em torno ou acima dos 30ºC durante a tarde, antes da chegada das chuvas.

Na região da Grande Porto Alegre, a máxima à tarde está prevista entre 31ºC e 33ºC na maioria dos municípios, com um aumento significativo no Vale do Sinos. Com o aquecimento, a atmosfera se tornará mais instável à tarde e à noite, devido à umidade elevada que cria um ambiente abafado. Nuvens carregadas tendem a se formar em diversas regiões, resultando em pancadas de chuva.

Alerta-se para o risco de chuvas localmente fortes e intensas, de curta duração, com a possibilidade de acumulados elevados de precipitação em áreas específicas. Este fenômeno é comum durante o verão, quando nuvens de desenvolvimento vertical se formam devido ao calor. A MetSul Meteorologia adverte ainda sobre a chance de temporais isolados, com registros de raios, e não descarta a possibilidade de ventos fortes (vendavais) ou queda de granizo em pontos isolados.

A instabilidade, que se intensifica na segunda metade desta sexta-feira e se estende até a próxima madrugada, pode também atingir setores de Santa Catarina. No Paraná, embora se espere chuva isolada causada pelo calor, as precipitações devem ser pontuais. 

Vale ressaltar que, durante os meses quentes do calendário, as instabilidades formadas pela combinação de calor e umidade são localizadas e frequentemente extremamente isoladas, podendo afetar até mesmo pequenas áreas de uma cidade. Portanto, antecipa-se o risco de chuvas fortes ou temporais isolados para uma região mais ampla com várias horas de antecedência, mas não é possível prever com maior antecedência, exceto em curto prazo por meio de nowcasting, quais pontos específicos podem ser impactados por chuvas fortes ou tempestades.

Veja a matéria completa: https://metsul.com/primeira-ta...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE