Cidade

Professores da área da Saúde da URI realizam oficina de formação

Oficina foi ministrada pelas professoras Magali Grave e Lydia Jaeger, da UNIVATES, de Lajeado.

Por Secom URI Publicado em 07/07/2022 10:34 - Atualizado em 03/06/2024 11:16

Construção de planos de ensino baseados em habilidades e competências. Essa foi a temática da oficina ministrada aos professores da área da saúde da URI, na sexta-feira, 1º, e sábado, 2, pelas professoras Magali Grave e Lydia Jaeger, da UNIVATES, de Lajeado. A iniciativa visou atender as necessidades exigidas pelo cenário atual para as novas metodologias de aprendizagem ativa, atualização de Projetos Pedagógicos de Curso com viés para uma qualificação substancial.

A oficina permeou saberes sobre as metodologias ativas, momento em que foram socializadas ao grupo de professores um portfólio de ferramentas que os docentes podem abrir mão para o ensino aprendizagem significativo e autônomo. Foi trazido, ainda, à reflexão, um tema pertinente às habilidades e competências a serem formadas em nossos discentes, considerando as dimensões atitudinal, cognitiva e procedimental numa abordagem crescente de aprendizado, conforme a Taxonomia de Bloom, bem como a elaboração do plano de ensino, o qual passa a ser norteador para práticas docentes exitosas, também tomando como base as Diretrizes Curriculares dos Cursos da Área da Saúde e o instrumento de avaliação de cursos do Ministério da Educação.

Segundo os participantes, o encontro foi um momento de aprendizado, visto que é um processo necessário para que venham ocorrer mudanças de paradigmas e crescimento na linha didático-pedagógica, sempre tendo como foco o ensino de excelência.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados