PROTEÇÃO
Profissionais do SUS serão vacinados com dose única contra a dengue a partir de fevereiro
Butantan-DV, vacina 100% nacional, imunizará cerca de 1,1 milhão de trabalhadores da atenção primária e protege contra os quatro sorotipos do vírus.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária do SUS poderão ser vacinados contra a dengue a partir de 9 de fevereiro com a Butantan-DV, vacina de dose única e tecnologia 100% nacional.
A imunização será possível com a entrega de mais 1,1 milhão de doses até 31 de janeiro. A vacina protege contra os quatro sorotipos do vírus e apresenta eficácia de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações.
"Os primeiros cuidados são feitos pelos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, profissionais e equipes multifuncionais que estão cadastrados nas unidades básicas de saúde”, complementou.

A vacinação dos profissionais do SUS será viabilizada com a entrega de mais 1,1 milhão de doses da vacina Butantan-DV até 31 de janeiro. O imunizante protege contra os quatro sorotipos da dengue e apresenta eficácia de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações.
Para o público de 10 a 14 anos, o SUS oferece gratuitamente o imunizante internacional QDenga, com esquema vacinal de duas doses.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a ampliação da vacinação com a QDenga para todo o país. Com a compra de 18 milhões de doses da farmacêutica japonesa Takeda para 2026 e 2027, o imunizante será distribuído a todos os municípios.
Antes restrita a cidades prioritárias, a vacina passará a ser aplicada nas UBS do SUS para adolescentes de 10 a 14 anos. Em 2024 e 2025, cerca de 10 milhões de doses já foram distribuídas e aplicadas no Brasil.