Educação
Projeto da UFFS desenvolve Estudo de Aula de Matemática em escola de Erechim
Chafariz da Praça da Bandeira foi utilizado para estabelecer conexões com a temática de Unidades de Medidas de Capacidade
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim realizou, em parceria com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul e com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), mais um Ciclo Lesson Study (Estudo de Aula) em Matemática. O Estudo de Aula caracteriza uma abordagem de desenvolvimento profissional centrada na prática do professor pautada na colaboração e na reflexão, em que o foco está direcionado à aprendizagem dos alunos e às aprendizagens profissionais dos professores. A partir da escolha do tópico da Matemática a ser abordado, o ciclo se constitui em quatro etapas – definição de objetivos, planejamento, lecionação com observação dos participantes e reflexão pós-aula.
O projeto de extensão desenvolvido desde outubro na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau, sob condução da professora Adriana Richit, da UFFS, envolveu estudantes do 4° e do 5° ano do Ensino Fundamental e contou com a participação das professoras: Bruna Caroline de Souza, Eliane Maria Agazzi, Kéluin Regina Wolan, Marisa Bernardi e Maritânia Pavan, além de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento: Bruna Caroline Rodrigues (acadêmica de Pedagogia da UFFS), Fernanda Schons (professora de Matemática e mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) e Mauri Luís Tomkelski (professor de Física da Rede Estadual de Ensino/RS e doutorando em Educação, especialidade em Didática das Ciências, pela Universidade de Lisboa) – os quais são integrantes do GEPEM@T – e Thuysa Schlichting de Souza (doutoranda em Educação, especialidade em Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa), que, por residir em Londres, participou do estudo via Google Meet e acompanhou presencialmente os dias de realização das aulas e de reflexão pós-aula.
Neste Ciclo de Estudo de Aula, o tópico da Matemática selecionado pela equipe – a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – para realizar a abordagem foi Unidades de Medida de Capacidade. O Estudo de Aula é uma metodologia que preconiza a possibilidade de realização de um trabalho interdisciplinar, em que os estudantes se percebam sujeitos do contexto sociocultural em que estão inseridos. Face a isso, as professoras, sensíveis aos interesses dos estudantes, sugeriram que fossem estabelecidas conexões entre as Medidas de Capacidade e o chafariz da Praça da Bandeira de Erechim.
Sob essa perspectiva, a equipe interdisciplinar passou a desempenhar pesquisas bibliográficas, documentais e de campo no sentido de viabilizar ações educacionais com o intuito de promover aos alunos a compreensão do significado de unidade de medida de capacidade, oportunizar a compreensão do contexto social, histórico e cultural do chafariz da Praça da Bandeira de Erechim, bem como estimar e comparar unidades de medida de capacidade através da proposição de situações-problema que, ao envolver a capacidade do chafariz, levam os estudantes a elaborar estratégias de resolução e assim, contemplar o processo de ensino e aprendizagem com vistas à educação para a cidadania.
A contextualização histórica, as especificidades e curiosidades, assim como a capacidade do chafariz da Praça da Bandeira foram aspectos pesquisados e explorados com os estudantes, que se mostraram muito empolgados com a temática. A capacidade do chafariz é de 63 m³, ou seja, 63.000 litros e foi obtida por meio de pesquisa de campo realizada pela professora Fernanda Schons, que destaca o quão ricas são as aprendizagens desenvolvidas no Estudo de Aula. Segundo ela, “ao mobilizar conhecimentos de diferentes áreas e ao privilegiar a colaboração e reflexão, o Estudo de Aula impacta positivamente as aprendizagens dos alunos, os saberes docentes, a escola, a universidade e a sociedade”.
No dia 11 de dezembro, os estudantes, acompanhados de suas professoras e dos demais professores e pesquisadores participantes do projeto, tiveram a oportunidade de assistir a uma aula pública ministrada pelo professor e historiador Enori Chiaparini, especialista na história de Erechim. Os participantes puderam acompanhar uma aula sobre a história da Praça da Bandeira, o planejamento e o desenho urbano de Erechim, o chafariz e demais monumentos históricos em seu entorno.
Conforme a professora Adriana Richit, “o ano de 2024 será muito produtivo, com o desenvolvimento de Estudos de Aula em Matemática em vários níveis de ensino”. Ela reitera que o Estudo de Aula configura-se um processo formativo dinâmico, dialógico e teoricamente fundamentado, que possibilita realizar trabalho colaborativo, refletir sobre a prática e compreender o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes.