Rio Grande do Sul
Quarta-feira será marcada por ciclone com chuva forte e ventania no RS
Expectativa é de chuva em todas regiões do Estado
A quarta-feira será um dos dias de maior atenção aos efeitos do ciclone que se aproxima do Rio Grande do Sul. O Estado deve enfrentar ventania e chuva forte em todas suas regiões com risco de temporais localizados e vendavais.
O ciclone começará a se formar nas primeiras horas do dia. Conforme a MetSul, a instabilidade ganha força da tarde para a noite com o ciclone e o vento se intensifica com rajadas mais fortes à noite, intensas em algumas cidades.
Região Norte: a quarta-feira vai ser de tempo instável, com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento. Erechim: pancadas de chuva ao longo do dia. Mínima de 12°C e máxima de 19°C.
Os perigos do vento
O ciclone que se formará hoje terá um diferencial em relação à maioria dos ciclones que afetam o estado. Vai se formar sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar, o que vai trazer vento forte em muito mais cidades que o habitual em circulação ciclônica.
Rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h são previstas para a maioria dos municípios gaúchos e o pico da ventania se dará entre a noite de hoje e a manhã ou começo da tarde de amanhã. Mesmo locais que não costumam ter forte ventania em ciclone, como o Oeste, podem ter rajadas fortes. O pior do vento ocorrerá no Sul e no Leste gaúcho com rajadas perto ou até acima de 100 km/h em alguns pontos.