Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
Cidade

Quem são os nomes cogitados para disputar a prefeitura de Erechim em 2024

Nos bastidores da política veja os nomes que aparecem com maior destaque

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
02/06/2023 18:30 – atualizado há 13 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Pelo menos quatro nomes aparecem em destaque como principais possíveis candidatos a prefeito de Erechim nas eleições de 2024. Faltando ainda 16 meses para o pleito, aos poucos, as siglas partidárias começam a tomar forma em busca de união para disputar a prefeitura.

Nas últimas quatro décadas a maior cidade do Alto Uruguai Gaúcho, teve apenas cinco prefeitos. Elói João Zanella (1977-1983/1989-1992/2004-2008) Jayme Luiz Lago, (1983-1989), Antônio Carlos Dexheimer (1993-1996), Luiz Franscisco Schimidt (1997-2000/2017-2020) e Paulo Polis (2009-2012/2013-2016 e 2021-2024).

Nos bastidores da política os nomes que aparecem em maior destaque são: Atual prefeito Paulo Polis (MDB), deputado estadual, Paparico Bacchi (PL) e os vereadores Anacleto Zanella (PT) e André Jucoski (PDT).

Reeleição de Polis

O atual prefeito de Erechim, Paulo Polis, adota o modelo que prefere pensar no agora e deixar para seu partido (MDB) o pensamento no futuro. Seu nome é a principal aposta da sigla com maior número de filiados na maior cidade do Alto Uruguai Gaúcho ao executivo municipal. Ele tem apoio do governo estadual, representado pelo vice-governador, Gabriel Souza de seu partido.

Mas quem será o vice de Polis?

O nome mais cotado é o de Flávio Tirello, que recentemente deixou o PSB se filiou ao PSDB, que atualmente faz parte da base do atual governo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emerson Scheksi.

Mas a presença do PSDB que estava em uma chapa de oposição a Paulo Polis em 2020, mesmo com apoio do governador reeleito no ano passado, Eduardo Leite, ainda é vista com cautela por analistas políticos. Por isso, outras siglas tem conversado também para propor um nome para ser vice de Paulo Polis.

Oposição com dois nomes

Até o momento são vistas duas chapas de oposição ao governo municipal. Uma formada pelo PL, partido do ex-presidente, Jair Bolsonaro, que se apresenta como representante da direta, onde o nome mais cotado é do atual deputado estadual também reeleito, Paparico Bachi.

Outro nome é do vereador, André Jucoski (PDT), durante uma entrevista ao podcast matinal do AU Online – Repórter AU, na última sexta-feira, dia 02, Jucoski, que também é presidente do partido disse que tem interesse em ser candidato a prefeitura no próximo ano.

E o PT?

O Partido dos Trabalhadores (PT) atualmente faz parte de uma base de apoio ao prefeito Paulo Polis, na Câmara de Vereadores, mas o cenário pode mudar. Lideranças do partido como atual presidente municipal da sigla e que foi o candidato a deputado federal, nas últimas eleições, Anacleto Zanella, defende que o partido esteja presente na disputa a prefeitura. O nome dele aparece como uma das primeiras opções dentro do PT, que tem como símbolo o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE