Cidade
Quem são os nomes cogitados para disputar a prefeitura de Erechim em 2024
Nos bastidores da política veja os nomes que aparecem com maior destaque
Pelo menos quatro nomes aparecem em destaque como principais possíveis candidatos a prefeito de Erechim nas eleições de 2024. Faltando ainda 16 meses para o pleito, aos poucos, as siglas partidárias começam a tomar forma em busca de união para disputar a prefeitura.
Nas últimas quatro décadas a maior cidade do Alto Uruguai Gaúcho, teve apenas cinco prefeitos. Elói João Zanella (1977-1983/1989-1992/2004-2008) Jayme Luiz Lago, (1983-1989), Antônio Carlos Dexheimer (1993-1996), Luiz Franscisco Schimidt (1997-2000/2017-2020) e Paulo Polis (2009-2012/2013-2016 e 2021-2024).
Nos bastidores da política os nomes que aparecem em maior destaque são: Atual prefeito Paulo Polis (MDB), deputado estadual, Paparico Bacchi (PL) e os vereadores Anacleto Zanella (PT) e André Jucoski (PDT).
Reeleição de Polis
O atual prefeito de Erechim, Paulo Polis, adota o modelo que prefere pensar no agora e deixar para seu partido (MDB) o pensamento no futuro. Seu nome é a principal aposta da sigla com maior número de filiados na maior cidade do Alto Uruguai Gaúcho ao executivo municipal. Ele tem apoio do governo estadual, representado pelo vice-governador, Gabriel Souza de seu partido.
Mas quem será o vice de Polis?
O nome mais cotado é o de Flávio Tirello, que recentemente deixou o PSB se filiou ao PSDB, que atualmente faz parte da base do atual governo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emerson Scheksi.
Mas a presença do PSDB que estava em uma chapa de oposição a Paulo Polis em 2020, mesmo com apoio do governador reeleito no ano passado, Eduardo Leite, ainda é vista com cautela por analistas políticos. Por isso, outras siglas tem conversado também para propor um nome para ser vice de Paulo Polis.
Oposição com dois nomes
Até o momento são vistas duas chapas de oposição ao governo municipal. Uma formada pelo PL, partido do ex-presidente, Jair Bolsonaro, que se apresenta como representante da direta, onde o nome mais cotado é do atual deputado estadual também reeleito, Paparico Bachi.
Outro nome é do vereador, André Jucoski (PDT), durante uma entrevista ao podcast matinal do AU Online – Repórter AU, na última sexta-feira, dia 02, Jucoski, que também é presidente do partido disse que tem interesse em ser candidato a prefeitura no próximo ano.
E o PT?
O Partido dos Trabalhadores (PT) atualmente faz parte de uma base de apoio ao prefeito Paulo Polis, na Câmara de Vereadores, mas o cenário pode mudar. Lideranças do partido como atual presidente municipal da sigla e que foi o candidato a deputado federal, nas últimas eleições, Anacleto Zanella, defende que o partido esteja presente na disputa a prefeitura. O nome dele aparece como uma das primeiras opções dentro do PT, que tem como símbolo o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.