Política
Quem são os suplentes que assumem na Assembleia Legislativa do RS
Ao todo, cinco deputados ocuparão as cadeiras enquanto titulares estiverem no secretariado de Eduardo Leite.
Depois de tomarem posse na última terça-feira, os cinco secretários de Estado eleitos para o cargo de deputado estadual no último pleito deram lugar a seus suplentes. Enquanto estiverem a serviço do Executivo, caberá aos que assumiram ao longo dos últimos dias legislar na Casa. Airton Artus (PDT), Airton Lima (Podemos), Carlos Búrigo (MDB) e Issur Koch (PP), Rafael Braga Librelotto (MDB) já foram empossados nas cadeiras pertencentes aos secretários Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional), Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural), Beto Fantinel (Assistência Social), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico) e Juvir Costella (Logística e Transportes).
Conheça os deputados
Airton Artus (PDT) - médico de 65 anos de idade, foi prefeito de Venâncio Aires por dois mandatos, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012. Voltou a ficar como suplente de deputado estadual no último pleito, a exemplo do que ocorrera em 2018. Ocupava o cargo de coordenador da bancada do PDT na Assembleia na legislatura passada. Tendo a saúde uma das bandeiras, pretende apresentar projeto para reestruturação financeira dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas.
Airton Lima (Podemos) - natural de Fortaleza-CE, Lima, de 64 anos, foi eleito deputado estadual em 2018 pelo PR, antiga nomenclatura do atual PL, representando a região de Cachoeira do Sul, onde residia. Filiou-se ao Podemos no início do ano passado, terminando o último pleito como suplente. É autor da leite que dá preferência às mulheres vítimas de violência doméstica à matrícula de filhos na rede estadual de ensino.
Carlos Búrigo (MDB) - foi prefeito de São José dos Ausentes, secretário municipal da Fazenda de Caxias do Sul e secretário-geral de Governo e de Planejamento do Estado no governo José Ivo Sartori (MDB). Formado em Ciências Contábeis, Búrigo tem 58 anos e foi titular na Assembleia na legislatura passada, sendo líder da bancada do MDB no ano passado. Presidiu a Comissão de Educação e instalou a Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra.
Issur Koch (PP) - pedagogo e músico de 45 anos, foi eleito duas vezes vereador de Novo Hamburgo, sua cidade natal, sendo o mais votado do município na segunda oportunidade. Titular na última legislatura, ficou como primeiro suplente do PP em outubro do ano passado. Presidiu a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, além de frentes parlamentares como a de Defesa do Setor Coureiro-Calçadista e de desenvolvimento do Vale Germânico. Considera a educação a sua principal bandeira.
Rafael Braga Librelotto (MDB) - advogado, é casado com Paula Rubin Facco Librelotto, prefeita de Cruz Alta, municipio do qual é natural. Em 2012, foi eleito vereador e chegou à presidência da Câmara de Cruz Alta. Ex-diretor de Publicidade na Assembleia Legislativa, além de desempenhar funções partidárias nas esferas municipal, estadual e nacional. Aos 43 anos, afirma que atuará na cobrança dos serviços básicos de qualidade para a população e investimentos igualitários para diferentes regiões.