Segurança
Radares fixos da BR-101 na grande Florianópolis serão ativados a partir desta sexta-feira
A partir desta data, o sistema vai lavrar os autos de infração por excesso de velocidade a partir das imagens geradas.
A Polícia Rodoviária Federal e a concessionária Arteris Autopista Litoral Sul comunicam que, a partir da próxima sexta-feira (11), doze controladores de velocidade (radares fixos) localizados na BR-101 Grande Florianópolis serão ativados. A partir desta data, o sistema vai lavrar os autos de infração por excesso de velocidade a partir das imagens geradas.
Os equipamentos já estão instalados em Biguaçu, São José e Palhoça há aproximadamente um ano, de forma ostensiva, em fase de testes e em caráter educativo para os motoristas. Todos estão devidamente aferidos pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.
Similares aos modelos conhecidos como pardais, os equipamentos foram projetados para manutenção do fluxo constante neste trecho linear - evitando freadas com redução brusca de velocidade. Eles substituem o antigo sistema de controle de velocidade por pórticos e displays, que causava muita retenção no trânsito local.
O limite de velocidade é de 100 km/h para veículos leves e de 80 km/h para veículos pesados.
Segue a lista da localização dos equipamentos:
- km 190,8 em Biguaçu (sentido sul)
- km 191,4 em Biguaçu (sentido norte)
- km 202,6 em São José (sentido sul)
- km 203,5 em São José (sentido norte)
- km 205,1 em São José (sentido sul)
- km 206,7 em São José (sentido norte)
- km 208,7 em São José (sentido sul)
- km 209,1 em São José (sentido norte)
- km 210,7 em São José (sentido sul)
- km 212,8 em Palhoça (sentido norte)
- km 213,7 em Palhoça (sentido sul)
- km 215,0 em Palhoça (sentido norte)
Balneário Camboriú
Um dispositivo de controle de velocidade no Morro do Boi, no km 141,4 da pista sul na BR-101/SC em Balneário Camboriú, que operava até então em modo educativo, também será ativado a partir desta sexta-feira, 11. O controlador - este com pórtico e display - passa a operar com fiscalização de velocidade para limite de 60 km/h no local.