Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Reflexos da pandemia na educação são trabalhados com os estudantes da EMEF Othelo Rosa

Escola de Ensino Fundamental Othelo Rosa do Bairro Presidente Vargas atende 549 estudantes, sendo 347 do Ensino Fundamental e 202 da Educação Infantil.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
22/10/2021 08:53 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Atividades lúdicas que buscam resgatar o conhecimento dos estudantes devido a defasagem de aprendizado devido a pandemia da Covid-19 – esse conteúdo é trabalhado na Escola de Ensino Fundamental Othelo Rosa do Bairro Presidente Vargas que atende 549 estudantes ao todo, sendo 347 do Ensino Fundamental e 202 da Educação Infantil. São 65 professores, 25 funcionários e 10 estagiários.

Os reflexos da pandemia não foram somente para os estudantes, os professores também precisaram se adaptar a uma nova realidade como conta a professora do Ensino Fundamental, Silvana Pertile. “Para os professores jovens que tem mais conhecimento da tecnologia é muito mais fácil, mas no meu caso foi diferente, tive algumas dificuldades. Por mais que eu tente não é fácil essa adaptação para o ensino no meio digital. Mas com a equipe unida nós nos adaptamos e quem ganha é o estudante”, comenta.

Atividades diferenciadas que proporcionam a troca de conhecimentos

No processo de retorno do online para o presencial, atividades lúdicas foram feitas com os estudantes e também trabalhado em sala de aula a recuperação de conteúdos dos anos anteriores, a professora Silvana explica. “Não adiantava a gente avançar com os conteúdos sem os estudantes terem aprendido bem o conteúdo passado. Então nesse processo buscamos trabalhar atividades lúdicas que reconquistem as crianças e suas famílias para a escola. Trabalhamos com a exploração do rádio, rádios antigos, microfones e histórias das famílias sobre esse tema, então abordamos todo o processo de leitura por exemplo a pronuncia da letra ‘R’, ou seja, são atividades lúdicas que resgatam o conhecimento e fortalecem o aprendizado”, finaliza.

A diretora Taíse Dariva complementa sobre as atividades realizadas na escola. “A própria questão do lúdico não se resume a brincadeiras, são metodologias diferenciadas que vão estimular a criatividade, pensamento crítico, a imaginação dos estudantes e assim desenvolvendo também o conhecimento na aprendizagem. Por exemplo tivemos a atividade do ‘sussurrofone’ é uma atividade que as crianças precisam ler e ao mesmo tempo se escutam, é todo um processo de conhecimento”, pontua.

A escola fica localizada na Rua Belo Cardoso, 1446 no Bairro Presidente Vargas. O telefone para contato é (54) 3520-7074 (Ensino Fundamental) e (54) 3520-7075 (Educação Infantil) ou pelo e-mail emef.othelorosa@erechim.rs.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE