Educação
Relação in(visíveis) entre Meio Ambiente e Saúde
O Curso de Medicina e o MuRAU - Museu de Ciência da URI, promovem, neste mês, a exposição temporária “Atrás do vidro; conhecendo os serviços ambientais”
Com o objetivo de refletir sobre as relações (in)visíveis entre meio ambiente e saúde, o Curso de Medicina e o MuRAU - Museu de Ciência da URI, promovem, neste mês de junho em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição temporária “Atrás do vidro; conhecendo os serviços ambientais”.
Segundo definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde ambiental pode ser definida como:
“…todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras.”
Ainda de acordo com a OMS, a biodiversidade e os ecossistemas são pilares centrais para a vida no planeta. Ambiente saudável é aquele onde os serviços ambientais estão preservados, portanto, com capacidade para manter, além de mecanismos de subsistência, enriquecimento cultural e espiritual.
Nesse contexto, o Curso de Medicina, articulado com a disciplina de Ecologia de Ecossistemas do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG) da URI, está promovendo duas exposições presenciais (junho e julho), em formato de vitrine, no Hall de Entrada do Curso de Medicina, no Prédio 10 da Universidade, a qual pode ser visitada até o dia 31 de julho.
Da mesma forma, promove uma exposição em ambiente virtual, por meio de uma sala no metaverso, a qual pode ser visitada pelo link www.spatial.io/s/Servicos-Ambientais-Ecologia-de-Ecossistemas
As exposições foram organizadas pelos mestrandos em Ecologia, Gabriel Wiater, Gabrieli Zaneti, Diego Agazzi e Bruna Hennig, com apoio da estudante de Medicina, Natalia Demarco Kielek, no desenvolvimento da exposição virtual.