Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Retorno das chuvas favorece desenvolvimento do trigo no Estado

Na maioria das regiões produtoras, o tempo ficou encoberto e as chuvas voltaram, provocando queda das temperaturas.

Assessoria/Emater/RS
por  Assessoria/Emater/RS
22/07/2021 21:46 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A primeira metade da semana foi caracterizada por temperaturas médias no período da tarde, altas para a época, boa incidência de radiação solar e pela permanência de tempo firme. Na maioria das regiões produtoras, o tempo ficou encoberto e as chuvas voltaram, provocando queda das temperaturas.

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado nesta quinta-feira (22/07) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), esse cenário favoreceu o desenvolvimento do trigo no Rio Grande do Sul, fazendo o plantio chegar a 97% da área prevista, sendo que 97% está fase de germinação e desenvolvimento vegetativo e 3% já se encontra em floração.

Divulgação

Na região de Santa Rosa, 58% dos cultivos de canola estão em desenvolvimento vegetativo, 32% em florescimento, 9% na fase de enchimento de grãos e já inicia a maturação das primeiras lavouras, implantadas em abril. Até 18/07, o tempo seco, ensolarado e frio vinha favorecendo o bom desenvolvimento das lavouras, que apresentam bom aspecto geral, com boa população e boa sanidade. Com a geada ocorrida em 19 e 20/7, aumentou a preocupação dos produtores em relação ao potencial prejuízo nas lavouras em floração e enchimento de grãos, pois as flores da canola são muito sensíveis à geada, com possível abortamento e má formação das síliquas – fruto da canola. Produtores dão andamento à adubação nitrogenada em cobertura nas lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo; nas demais, não há necessidade de controle fitossanitário.

Na região de Bagé, o estabelecimento das lavouras de aveia branca na Campanha ocorreu na época recomendada pelo zoneamento agrícola. As lavouras apresentam bom estande de plantas, com predomínio da fase de desenvolvimento inicial e poucas áreas em perfilhamento. As primeiras lavouras estabelecidas em maio se aproximam da fase de alongamento dos colmos, e ainda não há lavouras em fase reprodutiva. Em Hulha Negra, produtores realizam o controle de ervas daninhas de folhas largas visando principalmente a supressão de buva. Em geral, a sanidade das lavouras é satisfatória, com boa recuperação do desenvolvimento e da coloração após o período de tempo adverso ocorrido em junho.

Nas regiões da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Soledade e Erechim, os cultivos de cevada têm se mantido com desenvolvimento adequado, bom estande de plantas e bom estado fitossanitário, devido ao tempo favorável e à disponibilidade de água nos solos proporcionada pelas últimas chuvas entre 14 e 15/07. Produtores realizam o controle de plantas invasoras e a aplicação de adubos nitrogenados em cobertura.

CULTURAS DE VERÃO

Nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí e Santa Rosa, a cultura do milho está em entressafra. Mais ao Norte, nos municípios costeiros e próximos ao rio Uruguai, produtores iniciam a dessecação e o preparo das áreas para plantio. Segue intenso o encaminhamento de projetos de custeio das lavouras da próxima safra. Na região do Planalto e Alto Jacuí, produtores iniciam o preparo das áreas que receberão a cultura no final de agosto e início de setembro manejando plantas de cobertura com predomínio de gramíneas; adiam para mais próximo à semeadura o manejo das espécies com menor relação entre carbono e nitrogênio.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, produtores de soja buscam informações e planejam atividades visando acesso às opções de crédito rural disponibilizadas pelo atual Plano Safra. Agricultores enquadrados no Pronaf procuram informações sobre o programa piloto de Seguro Rural, visando garantir subvenção de 60% do prêmio.

OLERÍCOLAS

Na região de Pelotas, as temperaturas amenas e a neblina ao amanhecer exigiram cuidados redobrados dos produtores de hortaliças, principalmente para o manejo preventivo das doenças. Ocorreram chuvas na quarta-feira e quinta-feira, 14 e 15/07, e a partir da noite de sexta-feira (16/07), as temperaturas entraram em declínio, com ventos de rajadas mais intensas que paralisaram o desenvolvimento das olerícolas, principalmente nos sistemas de produção a campo. Ainda assim, estão normais a oferta e as atividades de comercialização nas feiras livres. Nos principais macroatacados e atacarejos da região, as olerícolas são ofertadas continuamente com preços promocionais, bastante competitivos se comparados aos preços praticados em dias sem promoção em tais estabelecimentos comerciais. A oferta de beterraba diminuiu. A colheita da batata-doce está sendo encerrada; preços estáveis. Em Rio Grande, o alho está todo plantado, já na fase de desenvolvimento vegetativo e recebendo as primeiras adubações em cobertura e os tratamentos fitossanitários para o manejo de pragas e doenças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE