Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Retrato dos 105 anos de Erechim é lançado em livro digital pela prefeitura

Livro está disponível através de link, confira

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
07/09/2023 09:34 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao completar 105 anos de emancipação político-administrativa em 2023, Erechim se consolida como um dos principais polos de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Identificado pelo perfil empreendedor de sua população, miscigenação cultural, belezas naturais e profusão de oportunidades, o município é reconhecido como um bom lugar para investir, viver e ser feliz.

Na manhã desta quarta-feira (6), no Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, a Prefeitura de Erechim lançou o livro digital “Erechim 105 anos – Um bom lugar para investir, viver e ser feliz”, com 270 páginas.

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, na abertura, disse que o lançamento do livro digital marca uma quebra de paradigma, porque o Arquivo Histórico tem todo um acervo histórico, cultural, político e geográfico, no entanto, agora, a população vai poder encontrar tudo isso de forma digital.

“Isso é um grande avanço, a universalização da cultura local, que é dinâmica, diversificada, e se chegamos até aqui é porque houve uma construção anterior. O livro digital permite uma acessibilidade universal, não é mais preciso estar aqui no arquivo para procurar informações sobre a história de Erechim”, explica a secretária, Carla Talgatti.

Autor e pesquisador

Segundo o autor e pesquisador da obra, Salus Loch, o conteúdo é fruto de ampla pesquisa bibliográfica e tem o propósito de mostrar os caminhos percorridos, preservando a história local, além de apontar a direção para onde se deseja chegar.

“Este livro se propõe a ser diferente, porque resgata e valoriza o que cada um fez ao longo destes 105 anos, uma cidade com o potencial de Erechim não se constrói sozinha. E chegamos onde estamos porque milhares de pessoas se somaram ao longo do tempo fazendo com que Erechim seja um bom lugar para investir, viver e ser feliz”, comenta Salus, que destaca, ainda, a colaboração decisiva da revisora crítica e gramatical da obra, Lúcia Balvedi Pagliosa, do revisor historiográfico e coordenador do Arquivo Histórico, Henrique Trizoto, e revisão jurídica do procurador do município, Daniel Grossi.

Inovadora, múltipla e de braços abertos

“O livro busca mostrar para o Brasil e o mundo que, a partir de uma base inovadora e múltipla, Erechim está de braços abertos para firmar parcerias comprometidas com o desenvolvimento sustentável e a valorização do ser humano, auxiliando na construção de novos horizontes. Vivemos um presente afirmativo fruto da construção coletiva – que teve e tem a participação de todos os que viveram ou vivem no município”, enfatiza Salus.

Ele ressalta que indicadores oficiais e premiações colocam a cidade em posição de referência estadual e nacional em áreas como educação, saúde e bem-estar, governança, eficiência fiscal e transparência, desenvolvimento econômico e ordem pública. 

“Ainda, de acordo com pesquisa da Austin Rating, Editora Três e Revista ISTOÉ, é a 12ª melhor cidade de médio porte do país para viver” afirma Salus.

Prefeito

Segundo o prefeito, Paulo Polis, é muito importante que a história seja registrada, e a construção de uma cidade como Erechim, com bases sólidas, é sempre coletiva. 

“São 105 anos de história e muita gente fez parte disso, prefeitos, vereadores, secretários, iniciativa privada, instituições diversas, a população de Erechim, todos ajudaram a firmar os alicerces da nossa cidade. Temos muitas histórias bonitas e emocionantes ao longo de todo este tempo. Não podemos esquecer das pessoas que vieram de fora e foram acolhidas também pela cidade”, observa o prefeito.
“Fico muito feliz, porque estamos vivendo um momento diferente, em que a força da cidade está representada em vários aspectos, por exemplo, econômico com o pleno emprego; educacional, com a nossa educação em 2o lugar no Estado entre os municípios acima de 100 mil habitantes; a participação cultural, que está em outro patamar; enfim, estamos num processo de crescimento humano e sustentável”, destaca o prefeito Polis.

O prefeito Polis ressalta a parceria público-privada que se estabeleceu em Erechim como outro fator fundamental para a cidade chegar até o presente e possibilitar o que está por vir. “Já sabemos que se construirmos juntos será mais firme e perene”, afirma.

Ele comenta que o município vai fazer alguns livros físicos para as escolas, CRAS, UBS, entidades, porque muitas pessoas ainda gostam de ler no papel e é necessário respeitar isso. 

“Erechim está num momento de inclusão do processo de crescimento humano e sustentável, a nossa força é resultado da nossa miscigenação, diversidade cultural e econômica. E este livro representa tudo isso. A cidade de Erechim tem o compromisso com o crescimento sustentável, equilibrado e para todos, isso pra nós é civismo, democracia, isso que nós construímos. Divulguem e compartilhem é só entrar no nosso site. Obrigado pelo trabalho de todos”, observa o prefeito Polis.

O livro

Em suas páginas, a obra – que está disponível no link (https://www.pmerechim.rs.gov.br/uploads/Livro_Erechim_105_anos.pdf) – traz as raízes da colonização, a importância da estrada de ferro, o surgimento e avanço de setores, áreas e instituições, bem como os ciclos econômicos.

Também, ganham destaque iniciativas que conduzirão ao amanhã, como o fortalecimento das parcerias público-privadas, valorização de setores estratégicos, desburocratização e digitalização dos serviços públicos, destacando as potencialidades do presente, com os olhos no futuro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE