Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública devido a enchentes

No final da tarde desta quarta-feira (06) a Defesa Civil atualizou para 36 o número de óbitos.

O Sul
por  O Sul
06/09/2023 19:06 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Rio Grande do Sul decretou nesta quarta-feira (06) estado de calamidade pública diante um cenário de enchentes, destruição e mais de 30 mortes em decorrência das chuvas.

“Estamos mobilizados para resgatar as vítimas e reconstruir tudo que foi destruído pela tempestade”, disse o governador Eduardo Leite durante uma coletiva de imprensa em Lajeado, uma das cidades afetadas pelas chuvas.

Além dos óbitos, há ainda pessoas desaparecidas, desalojadas e desabrigadas principalmente na região do Vale do Taquari. Muçum ainda é o município que mais registrou mortes na enchente registrada entre segunda-feira (04) e esta terça-feira (05).

O governo do Estado concentra seus trabalhos nas ações de salvamento e resgate. As operações estão empregando seis helicópteros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Civil, além dos que pertencem à Polícia Rodoviária Federal, à Força Aérea Brasileira e à Marinha do Brasil. O Estado está articulando com as Forças Armadas a cedência de mais aeronaves.

A Defesa Civil segue monitorando continuamente a situação das bacias hidrográficas do Estado. Além do Vale do Taquari, requer atenção o Vale do Rio Pardo.

Situação de emergência

A decretação de Situação de Emergência é o primeiro passo dado pelos municípios que necessitam de apoio dos governos estaduais e federal para a solicitação de ajuda humanitária e de recursos financeiros para as ações de resposta, restabelecimento e reconstrução.

Deve ser incluída no sistema S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) para que seja encaminhada ao governo estadual, juntamente com outros documentos. O Estado, então, procede a análise e processamento da homologação estadual e encaminha à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para o reconhecimento federal.

Até o momento dois municípios decretaram e incluíram no sistema seus decretos: Santa Tereza e Nova Roma do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE