Cidade
Roda de conversa reforça parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e RGE
Objetivo do encontro realizado no dia 5 de outubro, é melhorar a parceria de serviços que já são realizados.
A Secretaria de Meio Ambiente realizou no último dia 05 de outubro, uma roda de conversa junto às equipes da concessionária RGE, de modo a melhorar a parceria de serviços que já são realizados.
A RGE, no intuito de manter a segurança dos munícipes e do fornecimento de energia, realiza as podas das árvores que podem comprometer a rede elétrica, localizadas nos passeios públicos. O chefe da equipe de serviços externos, Claudiomiro de Lima, falou sobre a importância na disposição dos galhos de podas para que estes não atrapalhem o passeio dos pedestres, mantendo a segurança dos que transitam pelas ruas.
A engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente, Halina Kluch, ressaltou a importância da avaliação acerca do porte adulto das árvores localizadas no perímetro urbano, de modo a não oferecer futuro risco aos munícipes e a rede elétrica.
A equipe da Secretaria de Meio Ambiente também ofereceu a cartilha de arborização urbana que se encontra em sua quarta edição. “As espécies para passeio sob rede de eletricidade mais indicadas são manacá, quaresmeira roxa, pitanga, mini cerejeira de okinawa, entre outras tantas indicadas na cartilha. Não são indicadas para passeio o ligustro, a canela-doce, o cinamomo, o cedro, a canafístula, a timbaúva, o plátano, a tipuana, o eucalipto, entre outras árvores de grande porte”, pontua Halina Kluch.
Para finalizar a roda de conversa, a assessora técnica da pasta, Ariane Pasuch apresentou os projetos que estão sendo realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, como o Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o Parque Arvoredo, a criação do Parque do Vale Dourado. A especialista também apresentou o programa de revitalização do Parque Municipal Natural Longines Malinowski.
A Prefeitura de Erechim também é parceira da RGE no Programa Arborização Mais Segura, que tem o objetivo de proporcionar mais segurança aos cidadãos, às instalações elétricas e ao reordenamento da arborização urbana.