Cidade
Roupas íntimas produzidas por detentos são doadas para vítimas de enchentes
Os itens foram disponibilizados por uma empresa que possui fábrica dentro da Penitenciária de Osório.
Cerca de 500 unidades de roupas íntimas femininas foram entregues, nesta sexta-feira (15), à Defesa Civil de Lajeado para distribuição à população atingida pelas enchentes no Estado. Os itens foram fabricados por apenados da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) e doados pela empresa que possui fábrica dentro do estabelecimento, a partir da solicitação da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
A doação foi viabilizada pela Vivini Indústria e Comércio de Confecção. A empresa atua na PMEO desde 2021, por meio de um termo de cooperação, com maquinário próprio e utilização da mão de obra de 15 pessoas privadas de liberdade. Além da instalação da unidade fabril na unidade, a empresa fornece capacitação mensal na área de costura aos apenados, que trabalham de forma remunerada.
“Entendemos que são essas parcerias que geram oportunidades para as pessoas, pois o trabalho dignifica o indivíduo. O termo com a Vivini tem ofertado dignidade, responsabilidade e capacitação para os apenados, que objetivam sair do aprisionamento com a busca por uma vida mais saudável, minimizando os riscos de reincidência ao crime”, afirmou a diretora-adjunta da PMEO, Gabriela Soares Avila.
O secretário-adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Kurtz, auxiliou na entrega dos donativos. A fim de ampliar a quantidade de doações de roupas íntimas, uma das principais carências de itens de vestuário atualmente na região, a SSPS e a Susepe analisam a possibilidade de iniciar uma produção específica voltada aos moradores das cidades afetadas pelas enchentes. Para fabricar na oficina de corte e costura da PMEO, é necessário arrecadar, a partir de parcerias, itens como tecido de algodão, elástico, agulhas e linhas.