Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS emite alerta epidemiológico sobre a varíola dos macacos

Até a data, foram confirmados 29 casos no Estado, distribuídos em 14 municípios, e há 64 em investigação.

Ascom SES/RS
por  Ascom SES/RS
10/08/2022 19:43 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul publicou, nesta quarta-feira (10), um alerta epidemiológico sobre a situação da monkeypox, doença conhecida popularmente como "Variola dos Macacos".

O documento reforça as medidas de vigilância epidemiológica a serem adotadas pelos serviços de saúde, tanto da rede pública quanto da rede privada, incluindo laboratórios e Vigilâncias Epidemiológicas municipais.

Entre as ações apontadas pela publicação estão a comunicação imediata dos casos suspeitos por parte dos profissionais de saúde às respectivas secretarias municipais de Saúde e à Secretaria Estadual da Saúde (SES); a coleta de amostras para confirmação diagnóstica em laboratório; rastreamento e monitoramento dos contatos do caso suspeito; e isolar o paciente.

Para acompanhar a situação da doença, a SES instituiu, nesta quarta-feira (10/8), o Centro de Operações de Emergências (COE) da monkeypox no Rio Grande do Sul.

Até a data, foram confirmados 29 casos no Estado, distribuídos em 14 municípios, e há 64 em investigação. 

No Brasil, até o momento, são 2.415 casos confirmados e foi declarada transmissão comunitária da doença (quando não há como definir uma cadeia de transmissão do vírus). 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em 23 de julho.

Neste ano, é a primeira vez que a transmissão acontece em vários continentes, sem vínculo com viagens à África, região considerada endêmica, onde o vírus já circula há algumas décadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE