Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS segue com altas temperaturas nesta quarta-feira

Marcas superam os 40ºC em alguns pontos do Estado

Correio do Povo/Metsul
por  Correio do Povo/Metsul
19/01/2022 20:56 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O sol aparece com nuvens nesta quinta-feira em todo o Rio Grande do Sul. A massa de ar extremamente quente que cobre o Estado traz outro dia de temperatura muito acima do normal, com marcas ao redor ou acima de 40ºC em muitas cidades, como nos Vales e na Grande Porto Alegre.

No Noroeste, marcas extraordinariamente altas tornam a ocorrer em mais uma jornada por demais anormal de calor. Com o forte aquecimento, nuvens vão se formar e da tarde para a noite pancadas isoladas de chuva atingem diversas regiões do Estado. Setores muito localizados podem ter temporais fortes de vento e granizo.

As mínimas rondam os 18ºC em São José dos Ausentes e os 23ºC em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 40ºC em Uruguaiana e 43ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 24ºC e 38ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 23ºC e 33ºC.

Na Região Nortea quinta-feira (20) terá tempo instável, com pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. Erechim pode ter pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 34°C.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de onda de calor para as regiões que correspondem à área destacada em laranja no mapa.

A MetSul Meteorologia alerta que a bolha de calor que está instalada sobre o RS há mais de uma semana deve se intensificar nos próximos dias, com uma escalada na temperatura que levará grande parte do Estado a ter máximas ao redor ou acima dos 40ºC no fim de semana.

Haverá municípios com até 45ºC, valor mais comum no Oriente Médio no verão. Mesmo pontos da Serra poderão ter 40ºC. Com isso, múltiplos recordes de máximas vão cair e o recorde estadual oficial de calor poderá ser batido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE