Rio Grande do Sul
Saiba como está o fenômeno El Niño às vésperas do Natal
El Niño, historicamente, costuma atingir o máximo de intensidade no Oceano Pacífico Equatorial ao redor do Natal
O fenômeno El Niño normalmente, ao longo da história, atinge o seu pico de intensidade ao redor do Natal. Não é diferente neste evento de 2023-2024. Os dados mostram que as anomalias de temperatura da superfície do mar estão quase no valor máximo que foi observado durante o mês de novembro.
O último boletim semanal sobre o estado do Pacífico da agência climática dos Estados Unidos, publicado nesta semana, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 2,0ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Centro-Leste.
O fato de o El Niño atingir o seu pico de intensidade ao redor de Natal não significa que o máximo dos seus efeitos ocorram nesta época do ano. No caso do Sul do Brasil, por exemplo, os seus efeitos são maiores na chuva com excessos na primavera e no outono do ano seguinte ao fenômeno. No Norte do país, onde favorece seca na Amazônia, a maior escassez de chuva ocorre nos meses do chamado verão amazônico, ou seja, o que corresponde ao inverno e a parte da primavera na maior parte do Brasil.
Veja a reportagem completa: https://metsul.com/2023-12-22-...