Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Saiba como será a participação da UFFS na Frinape

Visão tridimensional, realidade aumentada e brinquedoteca serão algumas das atrações do estande da universidade.

Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
por  Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
09/11/2022 11:27 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim participa de mais uma edição da Frinape, maior mostra empresarial da região do Alto Uruguai gaúcho. Neste ano o evento ocorre entre os dias 10 e 20 de novembro, em Erechim.

Além de um estande no Salão da Inovação, a UFFS estará presente em diversas atividades que ocorrem de forma concomitante ao evento, como na Feira do Livro.

Quem passar pelo espaço da Universidade terá não apenas a oportunidade de obter informações sobre os cursos e projetos do Campus Erechim, como, também, poderá interagir com materiais utilizados em pesquisas, laboratórios, estudos, etc. Sucesso em edições anteriores, a caixa de areia que simula uma realidade aumentada, projetando formas de terreno em tempo real, promete novamente atrair adultos e crianças.

A UFFS levará também um estereoscópio, objeto que possibilita a visão tridimensional a partir da utilização de um par de fotografias. Serão utilizadas imagens feitas com drone, possibilitando visualizar alguns locais do Campus em uma visão 3D. A Brinquedoteca também vai se fazer presente em um “espaço kids”. Haverá ainda a Foto do Futuro, um espaço lúdico em que o visitante poderá se autofotografar com toda a vestimenta de uma solenidade de formatura, com direito a canudo e plaquinha do curso de graduação escolhido. Também, a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da Universidade levará informações sobre as ações que desenvolve.

No Espaço SebraeX, dia 15 de novembro, às 16h, o professor Eduardo Korf participa do painel “Uso de resíduos para o desenvolvimento de novos materiais na Engenharia”. A atividade é vinculada ao Laboratório de Uso e Caracterização de Resíduos Sólidos e Geotecnia Ambiental e ao Grupo de Pesquisa em Resíduos e Geotecnia Ambiental (REGEOAMB). Interessados devem se inscrever no link https://forms.office.com/r/Buk3VqsKNt.

Dentro da programação da Feira do Livro, a UFFS ofertará um minicurso e três debates, conforme abaixo:

Dias 12 e 18 de novembro, das 9h às 12h

Minicurso: História do Livro e da Leitura

Ministrantes: Paulo Bittencourt e Gerson Severo

Local: Acervo Histórico de Erechim

Inscrições no local. Haverá certificação (concedida pelo Arquivo Histórico).

Dia 13 de novembro, às 16h: Partilhando Leituras: Gerson Egas Severo lê “Sonho Manifesto”, de Sidarta Ribeiro

Local: Feira do Livro (na Frinape)

Dia 16 de novembro, às 16h: Partilhando Leituras: Cristina Dallanora, Denilson da Silva e Gerson Severo leem “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior

Local: Feira do Livro (na Frinape)

Dia 16 de novembro, às 18h:Partilhando Leituras: 100 anos de “Ulisses”, de James Joyce: uma odisseia de leituras. Com Paulo Bittencourt e Karina Denicol.

Local: Feira do Livro (na Frinape)

O projeto de extensão TV Fronteira estará presente com a ação Conversas Noturnas. Direto da feira, os canais nas redes sociais transmitirão entrevistas com diferentes convidados, conforme programação abaixo.

Dia 10 (quinta-feira), às 14h: Tecnologia e inovação na agricultura, com os professores Bernardo Berenchtein e Leandro Galon.

Dia 14 (segunda-feira), às 20h: Propriedade intelecutal, com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), AGIITEC e Sebrae.

Dia 15 (terça-feira), às 20h: Tecnologia e inovação na educação, com Anibal Lopes Guedes, André Schaeffer e NTM Erechim.

Dia 16 (quarta-feira), às 20h: Tecnologia e inovação na região da Amau, com Luís Fernando Santos Correa da Silva e representes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

Dia 17 (quinta-feira), às 20h: Tecnologia, inovação e democracia, com Maurício Michel Rebello (UFFS) e Mateus Campos Felipe (Cartório da 20ª Zona Eleitoral)

Para acompanhar as entrevistas, acesse a TV Fronteira em www.instagram.com/tvfronteirau... e https://www.youtube.com/ExtensãoCulturaUFFSTVFRONTEIRAUFFS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE