Cidade
Sandra Picoli propõe projeto piloto de iluminação pública fotovoltaica em Erechim
Popularmente conhecida como energia solar, este formato é considerado uma alternativa limpa e renovável, além de proporcionar significativa redução nos gastos com energia.
Na última terça-feira (4), a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) protocolou junto à Prefeitura um pedido para que seja incluído no Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas da iluminação pública um projeto piloto de iluminação fotovoltaica para ruas ou praças de Erechim. Popularmente conhecida como energia solar, este formato é considerado uma alternativa limpa e renovável, além de proporcionar significativa redução nos gastos com energia.
Com os frequentes aumentos na tarifa de energia elétrica em todo o país, a parlamentar vê na implantação de um projeto de iluminação fotovoltaica a possibilidade de iniciar, ao menos de forma experimental, uma mudança com grande potencial de economicidade para os cofres públicos – e diversas cidades brasileiras já utilizam este sistema. “A criação de um projeto piloto em vias específicas ou praças da cidade ajudaria a mostra o quanto o investimento em energia solar é cada vez mais necessário e tende a crescer cada vez mais, seja por ser limpa e renovável, seja por seu custo bastante inferior”, afirma Sandra, ressaltando que, embora seja uma novidade, futuramente a utilização de iluminação pública fotovoltaica será uma tendência.