Agro
SC emite alerta máximo para prevenir gripe aviária
Estado não registrou diagnósticos positivos da doença até o momento
Com o país em estado de emergência para a gripe aviária após registros de casos em aves silvestres, Santa Catarina emitiu alerta máximo com as medidas de prevenção contra a doença. Em nota, o governo afirmou que não houve diagnósticos positivos no Estado até o momento, mas que, mesmo assim, é necessário o reforço das medidas de segurança.
É recomendado, portanto, que os produtores proíbam visitas ao sistema de produção, além de aumentar as medidas de biosseguridade. Uma possível chegada da influenza aviária "pode trazer prejuízos para toda a cadeia produtiva catarinense e nacional", informou o governo em nota.
A realização de exposições, feiras ou eventos com aglomeração de aves está suspensa em Santa Catarina por tempo indeterminado. O consumo de carne de aves e ovos, porém, não deve ser uma preocupação.
Toda e qualquer suspeita, que inclua sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita devem ser notificados urgentemente à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Caso seja identificada alguma ave doente ou morta, é recomendado que o animal não seja tocado ou levado para casa e que o órgão seja acionado.
“O momento requer atenção máxima e, diante do risco ambiental da introdução desta doença e da importância econômica e social da avicultura para o Estado de Santa Catarina, a adoção dessas medidas é de extrema relevância”, escreveu em nota.