Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC: Morre o ex-governador Casildo Maldaner, vítima de câncer

Líder do MDB em SC, Maldaner era sempre lembrado como o “orador das massas”.

NSCTotal
por  NSCTotal
18/05/2021 07:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dono de uma das mais ricas trajetórias políticas de Santa Catarina, e reconhecido como um experimentado orador e conselheiro dos mais requisitados, o ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner (MDB) morreu às 23h desta segunda-feira (17) em Florianópolis, vítima de câncer.

O MDB (no qual era sempre lembrado como o orador das massas) publicou no começo da madrugada uma detalhada nota de pesar, na qual, além de enfatizar o luto pela perda, cita diversas passagens de Casildo na sua longa história.

  • A trajetória política

Casildo começou sua história na política em 1962, sendo eleito vereador em Modelo, no oeste, então filiado à União Democrática Nacional (UDN). Dessa campanha, ele sempre contou a história, e guardou a foto abaixo como prova, de que foi de porta em porta montado a cavalo, conquistando 114 votos e sendo o primeiro colocado naquela acirrada disputa.

Migrou para o MDB com o bipartidarismo, e foi deputado estadual por dois mandatos, entre 1975 e 83. Na sequência, foi deputado federal. Em Brasília, construiu relação muito próxima com o comando do então PMDB, chegando à Executiva nacional. Tornou-se grande amigo e parceiro de Ulysses Guimarães.

Casildo Maldaner era gaúcho de Carazinho, onde nasceu em 2 de abril de 1942. Mais velho dos nove filhos de Andreas e Érica Maldaner, casou-se com Ivone em 1972, com quem teve três filhos: Josaine, Jandrey e Janiara. Deixa cinco netos.

O velório de Casildo Maldaner ocorrerá na Assembleia Legislativa (Alesc), das 10h às 13h, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Na sequência, em momento reservado à família e amigos próximos, ocorrerá a cerimônia de cremação, no Cemitério Jardim da Paz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE