Clima
SC tem três dias seguidos de neve pela 1ª vez em 20 anos
Urupema e São Joaquim, na Serra, ficaram com ruas, árvores e carros cobertos pelo gelo.
Voltou a nevar em Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (30). O fenômeno ocorreu em Urupema e São Joaquim, na Serra. Esse é o terceiro dia seguido com registro do fenômeno no Estado, conforme a Epagri/Ciram, que monitora a as condições climáticas. É a primeira vez que isso ocorre desde 2000.
A camada de neve cobriu carros, árvores e mudou a paisagem das ruas. O fenômeno foi registrado na segunda-feira (28) e na terça-feira (29) em pelo menos seis municípios de SC — Urupema, Bom Jardim da Serra, Urubici e São Joaquim, na Serra, e Irani e Água Doce, no Oeste.
Na terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), havia possibilidade de nevar em 23 municípios de Santa Catarina.
Um aviso meteorológico publicado pela Epagri/Ciram estimava que havia chance de nevar até as 10h da manhã desta quarta. Há possibilidade, também, de chuva congelada no Planalto Sul. Meio-Oeste, Oeste, Planalto Norte. Alto Vale do Itajaí e a região serrana da Grande Florianópolis tem chance de geada.
Nesta terça, vale lembrar, a reportagem da NSC flagrou a formação de sincelo no Morro das Torres, em Urupema. O fenômeno — que não é nem neve, nem chuva congelada — formou gelo em plantas, esbranquiçou a paisagem e encantou os turistas que subiram a Serra à procura do frio e do cenário gelado.
Neve em 2000
O último registro de três dias de neve em Santa Catarina aconteceu em julho de 2000. Naquele ano, segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno ocorreu em sete municípios — Campos Novos, Curitibanos, Chapecó, Xanxerê, Ponte Serrada, Lages e São Joaquim — nos dias 11, 12 e 13.
No inverno daquele ano, ainda segundo a Epagri, Florianópolis teve mínima de 0°C e geada.
Veja as mínimas registradas em SC nesta quarta:
- Bom Jardim da Serra: -3,9°C
- Urubici: - 2,13°C
- Urupema: - 1,36°C
- São Joaquim: -1,6°C
- Florianópolis: 4°C
Tempestade Raoni fecha portos em SC e impede movimentação de navios
A entrada e saída de navios nos portos de Itajaí e Navegantes, que integram o Complexo Portuário do Itajaí-Açu, está suspensa desde a tarde de terça-feira (29). A forte correnteza, que é consequência da passagem da tempestade tropical Raoni pelo Litoral catarinense, coloca em risco as condições de navegação.
O fechamento do canal de acesso aos portos é determinado pela Marinha, de acordo com as informações de segurança da Praticagem, que executa as manobras dos navios.
Ao todo, sete manobras estavam previstas para esta quarta – três saídas de navios que estão atracados, e outras quatro entradas. Por enquanto, todas as movimentações seguem suspensas.