Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde amplia cadastro de médicos no combate à Covid-19
São profissionais de diversos setores da área da saúde, como cuidadores de idosos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
Aberto no dia 3 de março, o cadastro para profissionais de saúde com a finalidade de repor os recursos humanos no combate à pandemia de Covid-19 alcançou 4.690 inscritos nesta segunda-feira (8/3). São profissionais de diversos setores da área da saúde, como cuidadores de idosos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
De acordo com o diretor de planejamento da Secretaria da Saúde (SES), Cristian Guimarães, ainda há demandas a serem preenchidas, principalmente por médicos em todas as regiões do Estado. “A rede assistencial está necessitando de mais psiquiatras, médicos intensivistas e de todas as especialidades de modo geral”, explica. Também há necessidade de mais profissionais de saúde para as regiões Norte, Missões, Sul e Fronteira (Alegrete e Uruguaiana), cita o diretor.
"Os trabalhadores da saúde do Estado estão sensibilizados e aderindo à estratégia, se disponibilizando para enfrentar conosco esse momento de crise. Queremos cuidar das pessoas e vencer essa pandemia", afirma Cristian Guimarães.
A necessidade de mais profissionais de saúde em atividade se deve ao pico de internações hospitalares das UTIs no Estado, que ultrapassou a marca de 100%. “O cadastro é um apoio do Estado para ter agilidade e rapidez na busca por profissionais interessados em cumprir suas atividades neste momento de extrema gravidade”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.
As condições de contrato, remuneração e os locais de atuação serão negociados diretamente entre os serviços e os profissionais contatados.