Cidade

Secretaria da Saúde de Aratiba pede o apoio da população no combate a dengue

Até sexta-feira(12), foram 431 casos notificados, 100 confirmados, sendo muitos já recuperados, 15 descartados e outros aguardando resultado do exame.

Por Leonardo Bortolotto/Assessoria Publicado em 12/03/2021 19:28 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A Secretaria da Saúde de Aratiba intensificou as ações no combate da dengue no município. Foram promovidos mutirões para limpeza dos rios que cortam a cidade, recolhimento do lixo, campanhas nas redes sociais e rádios pedindo a colaboração da população para que mantenham limpos os lotes, quintais e casas, eliminando assim os criadouros do mosquito.

Estão sendo realizadas visitas domiciliares das Agentes de Endemias com aplicação local de inseticida para o bloqueio das contaminações, além de com o apoio da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde foi feito a aplicação de UBV pesado para eliminar os mosquitos adultos.

Também é necessário que a população continue apoiando e colaborando com as ações da Secretaria da Saúde, cada família fazendo a sua parte no combate à dengue. Diariamente é preciso limpar e cuidar do seu quintal. Atitudes simples que ajudam na prevenção e controle do mosquito.

Até esta sexta-feira, 12 de março, no município de Aratiba são 431 casos notificados, 100 confirmados, sendo muitos já recuperados, 15 descartados e outros aguardando resultado do exame.

O secretário da Saúde, Rogério dos Santos, anunciou na quarta-feira, 10, que o carro com o UBV pesado, com o apoio da regional de saúde, vai estar novamente no município a partir do dia 15 de março para realizar nova aplicação de inseticidas e ajudar o município nas ações que estão sendo realizadas.

Desde 23 de fevereiro de 2021, o município de Aratiba conta com uma Lei Municipal que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito "Aedes aegypti", transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, no qual consta no Artigo 10, nos parágrafos 2º e 3º, “A advertência concederá o prazo de até 03 (três) dias úteis para que o responsável elimine os possíveis criadouros.

Decorrido o prazo estabelecido e não sendo cumprido as determinações da notificação pelo responsável, será aplicada a multa no valor de R$550,00; Reincidência após a primeira multa, o valor será de R$1.100,00 a cada ato reincidente.”

Conteúdo relacionado