Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria de Educação de Aratiba desenvolve projeto “Conectando-se com as Emoções”

Projeto idealizado pelo Psicanalista, Rudinei Lolatto já está sendo executado nas escolas da rede municipal de Aratiba.

Leonardo Bortolotto/Assessoria
por  Leonardo Bortolotto/Assessoria
21/06/2021 16:37 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O direito à educação no período pandêmico tem sido um desafio para os envolvidos nesta área (prefeitos, gestores, alunos, famílias, diretores, professores, colaboradores...), quando da necessidade de acessar novas práticas em vista de dar continuidade aos processos de aprendizagem. 

Ciente desta tarefa e atenta às necessidades e às demandas que emergem dos contextos atuais, a Secretaria de Educação do município de Aratiba busca, constantemente, fortalecer as atividades existentes e, ao mesmo tempo, estar aberta às novas formas de fazer acontecer o ensino-aprendizagem, tendo presente a nobre arte de educar. E o Projeto ‘Conectando-se com as Emoções’ insere-se neste processo, que nasceu no início do ano letivo e foi idealizado pelo Psicanalista, Rudinei Lolatto e, após ser recebido, avaliado e aprovado pela Secretaria de Educação, já está sendo executado nas escolas da rede municipal de Aratiba. 

O Projeto contempla diversas atividades, como: atendimento clínico presencial, quando o profissional vai até as escolas, seja na sede do município, como também no interior, respeitando e seguindo as normas sanitárias; atendimento individual na modalidade online; produção e gravação de áudios com conteúdos educativos, contendo dicas e orientações aos pais, os quais são enviados via WhatsApp; realização de palestras e de reflexões com os diversos públicos: alunos, educadores, colaboradores e pais. 

Em relação aos pais, no que diz respeito às palestras e às reflexões virtuais, estas são realizadas, normalmente, à noite, quando eles participam de suas próprias casas. É interessante registrar que, em vista destes encontros virtuais, a família, reunidos ao redor da mesa ou sentados no sofá, assistem tranquilamente a palestra pelo celular ou pelo notebook, atentos ao tema que está sendo abordado. 

Na avaliação da Franciele Marcanzoni, mãe de uma aluna de uma escola do município, “a palestra virtual foi muito produtiva, pois, além do tema interessante, possibilitou reunir a família para aprender dicas e informações valiosas para fortalecer ainda mais o nosso vínculo familiar”. 

Além das atividades do Projeto aqui destacadas, no decorrer de sua execução, outras ainda podem ser agregadas, visto que ele está em construção, sendo avaliado e aperfeiçoado constantemente. Para o idealizador do Projeto, além de contemplar o que já é tradicional (o atendimento presencial), a iniciativa visa assistir, na modalidade online, os diversos públicos da área da educação, oferecendo novos ambientes para a escuta e o acolhimento das demandas, das queixas, dos dilemas existenciais, das angústias... e, de forma sistematizada, oferecer orientações com vistas ao autoconhecimento e recursos para lidar com os desafios da vida, destaca Rudinei Lolatto. 

Na opinião da Secretária de Educação de Aratiba, Rosane Morgan, o Projeto é um trabalho de prevenção, pois percebemos que os alunos e de forma indireta os familiares precisam de um momento de atenção, principalmente de escuta e acolhimento, neste momento delicado em que estamos vivendo, conclui Rosane.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE