Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretaria de Saúde de Erechim alerta sobre casos de dengue

Um caso foi confirmado e outros sete casos suspeitos estão em fase de investigação.

Ascom
por  Ascom
18/01/2021 14:32 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Saúde de Erechim divulga a ocorrência de um caso de Dengue que aguarda a contraprova pelo Laboratório Estadual – LACEN e outros sete casos suspeitos identificados na última semana, que estão em fase de investigação.

A coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica do Município de Erechim, enfermeira Ana Paula Zaions, informa que todos os casos suspeitos são imediatamente notificados/investigados. “O paciente, após receber avaliação prévia nas UBS’s ou hospitais é encaminhado para consulta médica com o infectologista, quando necessário. Na sequência ocorre a investigação laboratorial através de coleta de sorologia (LACEN) bem como o acompanhamento do paciente e a busca ativa de casos suspeitos na área de residência e/ou local de trabalho do mesmo”, ressalta Ana Paula.

Divulgação/Nossa Saúde

Diante desse cenário a população deve estar alerta aos seguintes sintomas: 

  • febre de início súbito maior que 38,5 ºC e intensa poliartralgia (dor no corpo), acompanhada ou não de cefaleia (dor de cabeça),
  • exantema (manchas vermelhas), 
  • fadiga e dor retro-orbital (dor atrás dos olhos) com duração média de sete dias. 

Lembrando que não existe um tratamento específico, sendo que o tratamento é sintomático e baseia-se principalmente em hidratação adequada, mas que a doença pode evoluir para uma fase grave.

Vistorias e coleta de larvas

Já o coordenador da Vigilância Ambiental, médico Veterinário Éverton Pujol Guterres salienta que onde existem casos em investigação e/ou confirmados, os agentes de endemias são deslocados para o local, onde são realizadas vistorias nas residências em um perímetro de 300 metros em torno do domicílio do suspeito e/ou positivo.

“ Nas referidas vistorias é realizada a coleta de larvas para a identificação em laboratório. Posterior a coleta, as larvas encontradas no local são eliminadas de imediato pelos agentes” destaca Éverton.

Em domicílios onde a situação é mais extrema é formalizada uma orientação por escrito, e em futuras reincidências, é lavrado auto de infração para o responsável pela residência.

Aplicação de inseticida

Posteriormente a esta ação, também está sendo realizado nos referidos pontos, e nas residências, a aplicação pelos agentes de endemias do Setor de Vetores e Pragas Urbanas da Vigilância Ambiental, de inseticida visando a eliminação do vetor alado, procedimento denominado bloqueio de transmissão.

Os profissionais que estão no enfrentamento da Dengue no município ressaltam que a melhor forma de evitar a doença é eliminando as condições no meio ambiente que favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Alerta epidemiológico

Um alerta epidemiológico, foi emitido ainda na semana passada, com o intuito de sensibilizar as instituições e profissionais que atuam no município acerca das atividades a serem desenvolvidas frente a suspeita da ocorrência de casos dessa doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE