Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Secretaria de Saúde de Erechim capacita equipes de saúde mental em evento do Setembro Amarelo

A equipe de saúde mental do município participou do VII Simpósio: "Suicídio - Uma Morte Evitável", realizado em Chapecó, nos dias 15 e 16 de setembro.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
18/09/2023 14:50 – atualizado há 32 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em meio ao mês do Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, a Secretaria de Saúde de Erechim reforça seu compromisso com a promoção da saúde mental e a construção de ações efetivas para enfrentar as complexas questões relacionadas ao adoecimento mental. Nesse contexto, a equipe de saúde mental do município participou do VII Simpósio: "Suicídio - Uma Morte Evitável", realizado em Chapecó, nos dias 15 e 16 de setembro.

A secretária de Saúde, Éclesan Palhão, destacou a importância de capacitar as equipes de saúde mental como parte das ações do Setembro Amarelo. Ela enfatizou que a prevenção ao suicídio não deve se limitar apenas ao mês de setembro, mas sim ser uma preocupação constante e integrada às políticas públicas de saúde mental.

“Estamos no mês do Setembro Amarelo, um momento que chama a atenção para a questão do suicídio. No entanto, não podemos esquecer que a prevenção e promoção da saúde mental devem ser uma pauta permanente em nossa cidade. Não se constrói ações eficazes apenas em setembro; precisamos de políticas públicas consistentes e de uma rede de cuidados em saúde mental bem organizada, como temos construído aqui em Erechim”, destacou Éclesan Palhão.

O VII Simpósio: "Suicídio - Uma Morte Evitável" reúne profissionais de saúde mental, pesquisadores e especialistas para discutir estratégias de prevenção, identificação e intervenção no suicídio. A participação das equipes de saúde mental de Erechim neste evento reflete o compromisso da Secretaria de Saúde em manter sua equipe atualizada e preparada para oferecer o melhor atendimento à população, especialmente em questões relacionadas à saúde mental.

Além disso, o médico psiquiatra Ricardo Schmitt, que atende no Ambulatório de Saúde Mental de Erechim e é reconhecido como pesquisador em comportamento suicida, teve uma participação destacada como palestrante no evento, abordando a temática "Comportamento suicida e câncer". Sua contribuição enriqueceu ainda mais as discussões sobre prevenção ao suicídio e demonstrando o alto nível de qualificação presente na equipe de saúde mental de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE