Cidade
Secretaria de Saúde promove curso de Sala de Vacinação
Com o intuito de promover a qualificação da assistência em sala de vacina, o cronograma do curso abordou vários tópicos fundamentais para o correto manejo e administração das vacinas.
A Secretaria de Saúde de Erechim realizou nos dias 27, 28 e 29 de junho um importante Curso de Sala de Vacinação voltado para os novos técnicos em enfermagem e enfermeiros. Com o intuito de promover a qualificação da assistência em sala de vacina, o cronograma do curso abordou vários tópicos fundamentais para o correto manejo e administração das vacinas.
Durante os três dias de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as principais doenças imunopreveníveis e seus agentes causadores, bem como a importância dos imunobiológicos, imunoglobulinas, soros e o funcionamento do sistema imunológico.
Além disso, foram abordados temas essenciais como a rede de frios, conservação de vacinas, limpeza e caixas térmicas, qualidade dos registros de vacinas, calendário nacional de vacinação, ESAVI e erro programático, esquemas especiais para crianças e adolescentes expostos ao HIV, calendário de vacinação da SBIM (rede privada), boas práticas em sala de vacinas, bem como aspectos relacionados à segurança das vacinas, como validade, conservação e vacinação fora do ambiente clínico, além do preparo e administração adequados das vacinas, incluindo as vias de administração, manuseio e preparo.
O evento, que contou com a participação de 19 profissionais de enfermagem, faz parte da Educação Permanente em Saúde e busca aprimorar a assistência na sala de vacinação, proporcionando um atendimento de excelência à população. Para a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, essa iniciativa é parte integrante das estratégias de gestão em saúde, visando manter a equipe atualizada e preparada para oferecer um serviço cada vez mais qualificado e eficiente à comunidade.
“Com o sucesso do Curso de Sala de Vacinação, a Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso em investir na capacitação contínua de seus profissionais, buscando sempre atualizar os conhecimentos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. Essas ações reforçam a importância da educação permanente em saúde como estratégia fundamental para o aperfeiçoamento do sistema de saúde municipal” destaca Éclesan Palhão.
A capacitação foi conduzida por meio de metodologias de ensino que privilegiam a atuação prática e participativa dos novos profissionais, estimulando o aprendizado significativo e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o desempenho de suas funções.