Cidade
Secretaria de Saúde recebe prêmio na categoria Projeto Inovador
O reconhecimento veio pelo desenvolvimento do projeto “Integração Tecnológica para um Sistema de Saúde mais Acessível e Eficiente”, que facilitou o acesso aos serviços de saúde no município.
Durante o 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado nos dias 25 e 26 de abril em Canela/RS, a Secretaria de Saúde de Erechim recebeu o prêmio na categoria Projeto Inovador. O reconhecimento veio pelo desenvolvimento do projeto “Integração Tecnológica para um Sistema de Saúde mais Acessível e Eficiente”, que facilitou o acesso aos serviços de saúde no município.
A secretária de Saúde, Daniele Colla, acompanhada pela coordenadora de Contratos e Convênios, Camila Kostaneski, estiveram presentes ao evento para receber o prêmio em nome da equipe que contribuiu para o sucesso do projeto.
Camila Kostaneski destaca que o projeto premiado demonstra a eficácia da integração de tecnologias para aprimorar a qualidade e a acessibilidade dos serviços de saúde em Erechim. “Com essa iniciativa, a cidade se destaca como um exemplo de inovação na área da saúde, inspirando outras localidades a seguirem o mesmo caminho em busca de um sistema de saúde mais eficiente e inclusivo”, disse.
A secretária de Saúde, Daniele Colla ressalta a importância desse reconhecimento, destacando que ele reflete o comprometimento da Secretaria de Saúde em facilitar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. “Essa premiação vem ao encontro do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Erechim na pauta de transformação digital e da Secretaria de Saúde para facilitar o acesso dos usuários. Contamos com o empenho de vários setores para que conseguíssemos fazer os encaminhamentos de forma eletrônica”, pontua.
Sobre o Projeto
Anteriormente, o paciente enfrentava uma jornada complexa, que envolvia deslocamentos até a Unidade Básica de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, enfrentando filas e burocracias. O médico preenchia manualmente os formulários de encaminhamento, e o paciente precisava levar pessoalmente os documentos necessários.
Com a implementação do sistema de encaminhamento eletrônico, tudo mudou. Agora, o processo é simplificado e ágil. O médico da Unidade Básica de Saúde preenche o encaminhamento de forma eletrônica, e o paciente entrega os documentos no próprio local, eliminando a necessidade de deslocamentos extras.
Com a automatização do processo, o encaminhamento é direcionado automaticamente para o Setor de Regulação do Município, agilizando os trâmites burocráticos e facilitando o acesso do paciente às consultas necessárias.
Com isso, tem-se uma experiência mais humanizada e eficiente para o paciente, que agora pode acompanhar o andamento do seu encaminhamento diretamente na sua Unidade Básica de Saúde e receber o retorno sem a necessidade de deslocamentos adicionais.