Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Evandro Oliveira/Divulgação Seapdr
Agro

Secretária Silvana Covatti visita Emater/RS-Ascar

Secretária Silvana Covatti foi recebida pela Diretoria da Emater/RS na manhã desta terça-feira (27), no prédio onde funciona a Instituição, no centro de Porto Alegre.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
27/04/2021 21:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com quase um mês como titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, a secretária Silvana Covatti foi recebida pela Diretoria da Emater/RS na manhã desta terça-feira (27/04), no prédio onde funciona a Instituição, no centro de Porto Alegre. Acompanhada do secretário adjunto, Luiz Fernando Rodriguez, e do chefe de Gabinete, Erli Teixeira, a secretária conheceu a estrutura, gerências estaduais e recebeu o Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar, aprovado na Reunião Ordinária do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Emater/RS e do Conselho Administrativo (Conad) da Ascar (CTA/Conad), realizada na tarde de segunda-feira (26/04), também no auditório do prédio do Departamento de Economia e Estatística (DEE) do Governo do Estado.

A secretária foi recebida pelo presidente e pelos diretores técnico e administrativo da Emater/RS, Geraldo Sandri, Alencar Rugeri e Vanderlan Vascoselos, pelos gerentes estaduais e assessores, além do chefe de Gabinete, Alexandre Durans.

“Estou muito orgulhosa de ser a primeira mulher a assumir a Agricultura do Estado. É um desafio muito grande, mas vou manter o olhar de mulher e de mãe e seguir defendendo a Emater e a Agricultura Familiar, como sempre defendi nos meus quatro mandatos como deputada estadual”, disse, ao ressaltar que “a Emater, através do trabalho dos extensionistas, elevou a autoestima das mulheres rurais, que hoje têm mais segurança no que gostam de fazer”. Silvana também defendeu o diálogo, o entendimento e as soluções.

REESTRUTURAÇÃO

O presidente Geraldo Sandri apresentou para a comitiva da secretária a linha do tempo da gestão 2019-2022, com destaque para a grande reestruturação implantada na Instituição, a partir dos ajustes do orçamento e a renovação do contrato de prestação de Aters com o Governo do Estado, através da Seapdr, “que trouxe a sustentabilidade e a certeza de ter um trabalho para os próximos cinco anos, conquistado com apoio e intervenção do secretário Covatti Filho”, ressaltou, ao citar ainda o Plano de Desligamento Incentivado (PDI); a reforma do prédio do Escritório Central, que deverá ser reinaugurado no início de junho, quando a Ascar completa 66 anos; a repactuação do passivo trabalhistas, a partir de reuniões de negociação com os sindicatos das categorias; e a estiagem e o número de Proagros realizados na safra 2020/2021, que se encerra.

“Estamos investindo em tecnologia, adquirindo 320 computadores e lançando novos aplicativos para beneficiar e levar informações sobre o meio rural do RS”, citou Sandri, que destacou ainda as capacitações e a realização de concurso público, “importante e decisivo para a Extensão Rural e Social do nosso Estado”.

PUJANÇA

Ao apresentar o Relatório de Atividades de Aters, o diretor técnico Alencar Rugeri afirmou que a Emater/RS-Ascar se transformou com a pandemia. “Atendemos, com nossas ações técnicas e sociais, mais de 200.940 mil famílias em 2020, considerado um ano atípico pela Covid-19”, disse, ao ressaltar o programa de agroindustrialização de alimentos, que assessorou 4.517 famílias, sendo 1.992 assessoradas na comercialização, a exemplo da plataforma Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), lançada no site da Emater/RS-Ascar em parceria com a Seapdr (http://www.emater.tche.br/site/fevaf/apresentacao).

Os programas Pró-Milho RS e de Armazenagem de Grãos também foram avaliados por Rugeri, que citou as 20 mil sacas de semente de milho doadas pela Syngenta e distribuídas para 11 mil produtores gaúchos em 254 municípios, que correspondem a 85% da produção anual de leite do Estado (27.500 mil famílias). Na secagem e armazenagem, foram assistidas 3.383 famílias, sendo 583 com a elaboração de projetos e 356 com a construção de silos. “Tecnologia desenvolvida pela Emater, o que nos orgulha”, destaca o diretor.

A Irrigação também teve destaque em 2020, segundo o Relatório, com 2.330 famílias assistidas e 821 produtores gaúchos beneficiados com irrigação. Extensionistas da Emater/RS-Ascar elaboraram ainda 1.560 projetos de microaçudes, beneficiando 1.717 produtores. “A Emater faz o projeto e o Governo do Estado, através da Seapdr, é responsável pela contratação de horas-máquina de trabalho”, explicou o diretor, ao ressaltar que, apesar de um ano de pandemia, os projetos de irrigação triplicaram e os de microaçudes dobraram, “o que mostra a pujança do agro gaúcho”, analisou Rugeri, ao entregar o documento para a secretária Silvana, que reafirmou “a potência da Extensão Rural e Social prestada pela Emater”.

INTERAÇÃO

O presidente reforça a alegria de ter recebido a secretária da Agricultura, Silvana Covatti, que quebra um paradigma como a primeira mulher a assumir esse cargo tão importante para a economia gaúcha, já que a agricultura e a pecuária do RS são responsáveis por 40% do PIB, considerando todas as cadeias produtivas. “Foi uma honra recebê-la e apresentar um pouco mais a Emater e essa grande interação que temos com a Seapdr e o Governo do Estado, fazendo com que as políticas públicas cheguem às comunidades”, disse Sandri.

“Quero destacar uma lembrança da secretária em relação à política para as mulheres no campo, que estaremos trabalhando com isso mais forte a partir de agora, incentivando ou potencializando as políticas públicas já existentes, reforçando a importância da presença da mulher no campo, na família, no trabalho, na economia do meio rural, na geração de emprego e renda, e a secretária gostou muito desse processo e vai levar adiante essa ideia”, avaliou o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE