Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Segunda dose de vacina contra o coronavírus já começou a ser aplicada no Rio Grande do Sul

Pelo menos 48 municípios já começaram a aplicar a segunda dose da vacina.

O Sul
por  O Sul
11/02/2021 22:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com menos de um mês do início da vacinação contra o coronavírus, ao menos 48 municípios do Rio Grande do Sul já começaram a realizar a aplicação da segunda dose da vacina. As 1.525 doses foram direcionadas para pessoas dos primeiros grupos prioritários, a maioria em profissionais de saúde, seguida por população indígena e portadores de deficiência de residências inclusivas.

Conforme o Painel da Vacinação do Sistema de Monitoramento da Secretaria da Saúde (SES), o Rio Grande do Sul havia recebido, até esta quinta-feira (11), 704.400 doses de vacinas, tendo distribuído 701.623 doses. O painel da vacinação pode ser acessado no site do Governo do Estado e traz atualizações diárias com base nas informações disponibilizadas pelos municípios até a noite anterior.

Divulgação/SES

A logística montada pela SES em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública está possibilitando a ágil distribuição das doses no Estado. “Fazemos o transporte em duas rotas, uma terrestre, para atender as coordenadorias regionais mais próximas da central, em Porto Alegre, e o transporte aéreo, para levar as vacinas para áreas mais distantes”, explica a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O Estado já recebeu quatro remessas de vacinas. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro, e a terceira remessa, 224,2 mil doses da CoronaVac, no dia 1º de fevereiro. No dia 7 de fevereiro chegaram mais 193,2 mil doses da CoronaVac.

Esquema vacinal

O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da vacina da marca Coronavac deve ser aplicada de duas a quatro semanas depois da primeira. Para a marca Oxford/AstraZeneca, a prescrição é de 12 semanas de intervalo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE